Pular para o conteúdo

Zumbido e Ouvido Entupido: O que fazer? – Dicas da Dra. Zumbido

Música

Olá! Então, vamos falar hoje sobre o zumbido e ouvido entupido, ou ouvido tampado, que na verdade a gente chama de plenitude auricular. Então, o paciente às vezes fala: “Sempre imposta, doutor(a), minha vida toda entupida, total pagamento e aumento vindo. O que pode ser isso, né?” Então, assim, claro que se você tem ouvido entupido, ou a chamada plenitude auricular, você deve buscar seu médico otorrinolaringologista para que a gente possa examinar e verificar o que pode ser isso que pode causar, desde uma descamação na orelha, uma rolha de cera, até o mau funcionamento da sua trompa auditiva, que é aquele canal viável que liga a orelha ao nariz e garganta. Então, às vezes, você tá gripado, tem uma renite; você pode ter essa trompa não funcionando direitinho e aí tem a sensação do ouvido entupido também. Outra sensação que a gente pode ter é a chamada autofonia, é quando você ouve a sua voz na cabeça, está falando alto, ouvindo a voz lá dentro da orelha da cabeça. Isso se chama autofonia e também acontece nessas mesmas situações que eu citei em relação à plenitude auricular.

Agora, existe uma particularidade que é o seguinte: se você se expôs muito ao barulho, por exemplo, e você teve apresentou um zumbido e teve a plenitude auricular, então aí, mais rápido, se você acordar no dia seguinte e ainda não tiver o zumbido e a plenitude auricular, corra para o otorrino. A gente precisa examinar e ver o que está acontecendo e provavelmente, possivelmente fazer o exame que a gente chama de audiometria, que é para medir a audição. Algumas vezes, essa sensação da plenitude é uma baixa na audição, então você acha que tá tampado, mas na verdade é que você tá ouvindo um toquinho, ah! Então, quando a gente faz audiometria, às vezes a gente realmente detecta uma baixinha no gráfico, então mostra que você teve uma perda pequena. Pode ser quando você refere essa plenitude dessa forma, normalmente uma perda auditiva de fato menor. A gente vai verificar o perfil que aconteceu para ver o que a gente pode fazer e tratar em tempo urgente.

Então, quanto mais cedo você procurar um médico otorrinolaringologista, mais rápido a gente pode começar o tratamento, tá certo? Aí, vou abrir outro parênteses para dizer o seguinte: algumas pessoas, quando se expõe a um som muito forte, balada ou na balada profissional ou não profissional, após essa exposição, você pode apresentar essa sensação de ouvido tampado de uma forma bem intensa, ou os dois de algum grau. Então é aí, você vá rapidinho para o médico otorrinolaringologista, porque a perda auditiva súbita está junto com qualquer tipo de perda auditiva súbita, inclusive pode não ser por barulho. Eu to falando do barulho, porque o tema específico é esse, mas a perda auditiva súbita pode acontecer em qualquer circunstância, depois de uma gripe ou do nada. E se isso acontecer, ela está junto com qualquer tipo de perda auditiva súbita, inclusive pode ser por barulho. Músico, médico otorrinolaringologista: é uma emergência otorrinolaringológica. A gente precisa ganhar tempo e fazer esse tratamento, porque aumenta a chance de você recuperar a sua audição.

Fonte: Ouvido tampado ou entupido Zumbido – Clarice Saba – Dra. Zumbido por Dra. Zumbido Clarice Saba