Pular para o conteúdo

Vídeo-aula sobre Tendinite do Tendão do Calcâneo

Olá pessoal! Meu nome é Ruben, sou formadora e terapeuta manual. Seja bem-vindo(a) ao canal! Hoje vamos falar sobre o tratamento para a tendinite do calcâneo, também conhecida como tendinite do tendão de Aquiles. Não esqueça de inscrever-se no canal, deixar um like e comentar suas dúvidas ou sugestões de vídeos. Não se esqueça de ativar o sininho para receber notificações sobre novos vídeos e compartilhar com seus amigos!

O que é o tendão do calcâneo? É o tendão mais forte do corpo humano, sendo capaz de suportar 12,5 vezes o peso do nosso corpo. Ele é comum ao gastrocnêmio lateral, gastrocnêmio medial e aos únicos, sendo responsável por movimentar a planta do pé para baixo (flexão plantar). Ele é constituído pelo tecido conjuntivo propriamente dito, onde a micro-compressão das fibras de colágeno pode causar inflamação e a tendinite.

Quais são os sintomas da tendinite? A dor surge gradualmente durante dias ou até meses, sendo mais intensa durante a atividade física. A dor também pode ser sentida durante o alongamento dos músculos e tendões, além de doer à palpação. A dor no tendão do calcâneo pode ser agravada pela subida de escadas ou rampas e durante corridas.

Como tratar a tendinite? O gelo é a primeira medida a ser tomada para reduzir os sinais de inflamação. Ele deve ser aplicado de 10 a 20 minutos a cada duas horas. Também podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios, chás e o fisioterápico Fisiocrem.

Para fazer o tratamento, limpe e assepsie a área e aplique o gelo dinâmico com duas folhas de papel e um copo de gelo. Depois, aplique o Fisiocrem, um anti-inflamatório que ajuda a reduzir a inflamação. Em seguida, pode-se colocar uma meia por cima e deixar o cliente seguir com suas atividades. Se preferir, utilize o Fisiocrem spray ativos, aplicando-o a 20 cm de distância da área lesionada por 2 segundos.

Fonte: Tendinite do Tendão do Calcâneo – Vídeo Aula por Ruben Jorge Terapias Manuais