Pular para o conteúdo

Veterinária explica: Por que os testículos podem não descer em cães?

Criptorquidismo: o que é e como identificar

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Sou Andressa Gontijo, médica veterinária, e hoje eu vim falar sobre uma doença que muitas pessoas não conhecem, que se chama criptorquidismo. Esse é um nome super diferente e ninguém nunca ouviu falar por esse nome, mas basicamente é quando o testículo do animalzinho não desce para a bolsa escrotal para os testículos do animal.

Então isso é uma doença, se você tem um filhotinho e está notando algo estranho, por exemplo, ele não tem as duas bolinhas ou ele não tem nenhuma das duas bolinhas, então assista esse vídeo porque ele é para você!

Antes de começar, eu quero pedir para vocês se inscreverem aqui no canal, não deixem de entrar, comentar, curtir, compartilhar tudo que tem aqui dentro do canal. Assista os outros vídeos porque tem muito conteúdo legal. Também me sigam lá no Instagram (@vetdr), onde coloco vários conteúdos que não coloco muitas vezes aqui no Youtube. Deixem de me seguir lá também.

Vamos falar então sobre o criptorquidismo. O que é o criptorquidismo? É quando os testículos não descem até o saco escrotal que é onde ficam os testículos dos animais. O que acontece quando o animalzinho é um machinho? Os testículos são formados na região caudal ao rim e caminham até a bolsa escrotal. Essa caminhada é normalmente iniciada no começo da vida do animal. Normalmente, eles descem logo no começo da vida do animal, aí uns dois meses por aí.

Mas pode acontecer de haver uma demora nessa descida. Às vezes, o canal inguinal que é um canalzinho onde esses testículos passam, pode se fechar e isso gera uma série de complicações, inclusive uma questão hereditária. Se o pai tem criptorquidismo, um filhote machinho também pode ter.

Pode acontecer do testículo demorar um pouco mais tempo para descer, por exemplo, cinco ou seis meses da vida do animal. É importante dizer isso porque a pessoa pode ficar desesperada, achando que o animal está com um problema. O animalzinho tem três, quatro meses, então pode acontecer que, virtualmente, a descida desses testículos seja mais lenta.

Observando, você pode notar visualmente se as bolinhas estão presentes ou não. Normalmente, será possível notar o formato de bundinha quando o animal tem os dois testículos, mas se não tiver um deles, fará apenas uma bolinha. Se o animal não tiver nenhum dos dois testículos, você não vai ver nenhum testículo.

No abdômen do animal, dependendo da localização do testículo, ele pode ser visível e palpável através de exame de ultrassom. Se você perceber que o testículo ficou no abdômen, ele pode começar a se modificar e virar um câncer, um tumor. É preciso retirá-lo para que o animal não corra o risco de desenvolver doenças mais graves.

Um animal que tem só um testículo na bolsa escrotal ainda consegue ser fértil, mas é importante retirar o testículo que ficou no abdômen caso você não queira ter um animal reprodutor transmitindo a doença para seus filhotes machos. Se o animal não tem nenhum dos dois testículos na bolsa escrotal, ele é estéril. O melhor é castrá-lo.

Espero que você tenha entendido como a doença funciona. Caso você esteja desconfiando de algo com seu animal, converse com seu veterinário para que ele possa orientá-lo.

Muito obrigada por assistir! Não deixe de seguir o canal e o meu Instagram (@vetdr). Grande abraço!

Fonte: Os testículos não desceram? – Veterinária explica por Andressa Gontijo