Pular para o conteúdo

Variante preocupante do coronavírus: conheça os sintomas


O exame a Karine, a fonte que influencia o mercado, o conhecimento que influencia a sua carreira.
Uma nova variante do coronavírus identificada na China chamou a atenção dos cientistas, chamada de BEA. Ela pode se espalhar rapidamente e contornar a unidade de vacinas e infecções anteriores, fato que causa preocupação.
Eu sou a Mariana Mattos. Eu já te conto mais sobre essa nova mutação e quais são os sintomas dela.
Ainda não está claro se a nova variante pode causar doenças mais graves do que as outras variantes da COVID-19, incluindo a Delta. A última mutação foi vista em vários estados distantes e parece estar se espalhando mais rápido do que as outras variantes. Ela também foi detectada em cerca de dez outros países, incluindo Austrália, Alemanha, Reino Unido e Canadá.
Três casos foram identificados recentemente nos Estados Unidos e, até o momento, não há relato de sintomas específicos para essa variante. Como ocorreu em outros casos, o que se sabe, de acordo com especialistas, é que a maior parte das pessoas infectadas fica assintomática ou tem sintomas leves, muito em decorrência da vacinação. Coriza, febre e cansaço são os principais sintomas, e a perda de olfato e paladar, muito comum no começo da pandemia, não é mais tão predominante com essa variante.
A população mais vulnerável a essa variante continua sendo idosa, em especial acima dos 60 anos e que tenham alguma doença preexistente.
Ainda segundo as autoridades de saúde da Índia, onde a maior parte dos casos foi relatada, a forma grave que a COVID-19 apresenta é muito menor do que antes, e os sintomas leves duram de 2 a 3 dias para sumir.
Vale lembrar que o surgimento de novas variantes é algo normal e que continuará acontecendo. É natural que o vírus queira se multiplicar. Mas isso não quer dizer que todas as novas mutações serão mais perigosas ou transmissíveis. Por isso, é preciso cautela e esperar as informações oficiais do Ministério da Saúde e de outras agências de saúde.
E para ficar por dentro das principais notícias sobre a pandemia no Brasil, novas variantes e como se proteger da COVID-19, curta esse vídeo e se inscreva no canal do Exame.
Fonte: Nova variante do coronavírus preocupa cientistas. Veja quais são os sintomas por exame