Pular para o conteúdo

Vantagens da cirurgia a laser para Fimose.


E quais são as principais vantagens em se realizarem uma cirurgia de fimose utilizando laser ao invés da cirurgia convencional?

Oi gente, me chamo Lucas e ele pegou missão médico urologista da cidade Concórdia do Estado Santa Catarina e nesse vídeo nós vamos comentar Quais que são as principais vantagens de se utilizar o laser na cirurgia de fimose. Antes de continuar assistindo esse vídeo, inscreva-se no meu canal do YouTube, toque de lojista, ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos a fim de que essa informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas. Os pacientes que necessitam realizar a cirurgia de fimose, seja porque a pele tá apertada, seja porque a pele está constantemente inflamada, eles se perguntam quais são as principais vantagens de se utilizar o laser para a realização desse tipo de procedimento. Sabe-se que alguns locais eles utilizam esse tipo de equipamento e oferecem esses tipos de serviços, entretanto, como esse aparelho ele não tem uma disponibilidade tão grande aqui no nosso Brasil, com certeza os níveis, os preços que eles são ofertados para a realização da cirurgia de fimose a laser são maiores do que a cirurgia convencional. E é isso que os pacientes querem saber no momento de realizar a cirurgia, se esse preço que está sendo cobrado a mais é realmente compensado da cirurgia que eles vão fazer, ou seja, se as vantagens do laser compensam ou pagam esse preço mais elevado.

O que se sabe é que a cirurgia convencional ela tem resultados muito satisfatórios, o paciente também fica muito satisfeito com o resultado dessa cirurgia e é uma cirurgia que têm muito poucas complicações, só que na verdade o que o paciente procura saber é o que vai acontecer ao final do procedimento. Ou seja, quando ele se recuperar e já estiver bem, ele quer saber qual que será o aspecto estético dessa cirurgia depois da cirurgia de fimose, e é sobre isso que nós vamos comentar algumas diferenças entre essas duas cirurgias.

Primeiramente, o que a gente tem que saber alguns aspectos quando você realiza uma cirurgia a laser. Essa cirurgia a laser ela promove uma melhor cauterização dos tecidos e quando você promove essa melhor cauterização dos tecidos, você precisa coagular os vasos com menos intensidade. E quando a gente cauteriza esses vasos com menos intensidade, isso provoca uma resposta inflamatória menor do seu corpo. Outro aspecto também muito importante é que essa cirurgia a laser ela propicia um corte mais preciso, ela propicia um corte mais linear que, pelo fato de o sangue quando você corta não está jogando naquele momento, pelo controle da hemostasia durante o corte a laser, o corte consegue acabar sendo feito com uma precisão um pouquinho maior do que quando você realiza a cirurgia convencional.

O que a gente precisa saber nesse ponto existem alguns aspectos dessa cirurgia que precisam ser considerados ao escolher uma técnica e outra e esses pontos, com certeza, são muito importantes na tomada dessa decisão. Primeiramente, vamos falar o que a respeito de riscos de sangramentos e risco de infecções. Nesse aspecto, tanto a cirurgia a laser quanto a cirurgia convencional elas não tem uma diferença tão significativa assim ou seja, para a ocorrência de sangramentos, mesmo que se tenha que cauterizar mais com a cirurgia convencional, e a presença de infecções, não existe uma diferença significativa se utilizando laser ou se utilizando a cirurgia convencional com cortes com bisturi.

Outro aspecto bastante interessante dessas diferenças diz a respeito do tempo cirúrgico dessa cirurgia, ou seja, o quanto tempo que o médico vai realizar enquanto ele vai fazer esse tipo de procedimento porque, como eu já comentei ali antes no vídeo, a cirurgia a laser propicia o melhor nível de hemostasia, do controle dos vasos sanguíneos, os sangramentos, o tempo de realização da cirurgia a laser acaba sendo menor do que o tempo de realização da cirurgia convencional com o bisturi. E isso se aplica às vezes que existem locais que se considera o tempo de sala como um fator que é acrescentado no curso dessa cirurgia. Isso também pode ser considerado uma vantagem do uso do laser.

Outra coisa que nós devemos sempre considerada diz a respeito da dor que vai acontecer no pós-operatório e a dor que acontece durante a cirurgia. O que a gente sabe é que, nos estudos que foram realizados, a cirurgia a laser ela propicia uma menor dor durante o ato operatório e uma menor dor nos dias seguintes a essa cirurgia, ou seja, na primeira semana e na segunda semana subsequente a esse procedimento. Ou seja, a dor que o paciente tem durante o procedimento e a dor que o paciente tem ao longo da recuperação também parece ser menor com a cirurgia a laser. E o aspecto que talvez é o mais importante, que é o mais que os pacientes consideram muito mais, os preocupa, que eles observam, é o aspecto estético que é o resultado final dessa cirurgia.

O que a gente sabe considerando essas duas técnicas é que a cirurgia a laser ela propicia o resultado estético melhor ao final da recuperação desse paciente porque você se lembra que antes eu falei que o laser ele propicia um corte menor e ele propicia também uma coagulação, uma parada do sangramento com mais facilidade. E o que que isso gera? Quando você realiza a cirurgia convencional, você tem que cauterizar muitas vezes, ou seja, você tem que queimar os vasos muitas vezes e quando isso acontece, você danifica os tecidos nos quais você cauteriza esses vasos. E esse processo de cauterização e danificação dos tecidos das proximidades gera uma reação inflamatória maior e essa reação inflamatória maior faz com que aumente o edema e também ele altere a cicatrização do tecido dessa cirurgia, do tecido que foi retirado no momento de realizar esse procedimento.

Como a resposta inflamatória costuma ser maior na cirurgia convencional, o aspecto estético da cirurgia dita convencional é um aspecto estético inferior ao aspecto estético da cirurgia a laser na grande parte dos casos. E o que que a gente considera como um aspecto satisfatório? Uma cicatriz fina, uma cicatriz bem retilínea, que custuma ser a cirurgia a laser.

Que talvez eles tenham uma cicatriz maior e o que acaba interferindo no aspecto estético dessa escolha de cirurgia. Agora, será que compensa você pagar um preço mais elevado para realizar essa cirurgia a laser do que a cirurgia convencional? Depende muito do resultado que você quer obter. Se você não se importa tanto com a dor que você vai sentir no pós-operatório ou até mesmo essa diferença pouco significativa que vai acontecer no aspecto estético, talvez não justifique você pagar um pouco a mais para realizar essa cirurgia a laser. Se você está disposto e tem condições de realizar esse procedimento a laser por medo de não querer ter dor no pós-operatório e ter certeza que o aspecto estético vai ficar mais satisfatório, opte pela cirurgia a laser. O que é certo é que os resultados, nesse caso, provavelmente serão um pouco melhores, mas não existem diferenças tão significativas assim entre as duas técnicas.

Fonte: CIRURGIA DE FIMOSE A LASER: quais são as principais vantagens? por Toque de Urologista