Pular para o conteúdo

Urticária Crônica: Diagnóstico Pode demorar até 10 anos


A urticária crônica é um problema que afeta cerca de 20% da população em alguma altura da vida. Os sintomas incluem inchaço nos olhos, lábios e nariz, além de coceira, dor e calor. É uma das patologias cutâneas mais frequentes, mas o diagnóstico demora em média dez anos depois do início dos sintomas. Para conversar sobre o assunto, o doutor Mário Morais de Almeida, médico alergologista, explica que o diagnóstico pode ser mais simples do que parece e que é preciso buscar uma causa para tentar controlar os sintomas.
É importante controlar os sintomas primeiro para desenvolver qualidade de vida. O médico recomenda tomar anti-alérgicos e evitar alimentos que possam agravar a urticária. Ele também alerta para o uso indiscriminado de medicamentos que provocam sono ou a constipação, o que pode levar a acidentes de trabalho ou de trânsito.
O tratamento com corticóides e cortisona pode ser necessário em algumas situações, mas é importante evitar o uso excessivo para não complicar ainda mais a condição. É preciso falar com o médico e tentar identificar a causa da urticária para tentar controlar os sintomas e ter uma vida confortável.
No caso da urticária crônica, ela pode acompanhar a pessoa na vida adulta por muitos anos. É preciso conviver com isso, mas existem outras terapias além dos anti-alérgicos que podem ser usadas para promover qualidade de vida.
Por isso, é importante buscar ajuda médica assim que os sintomas aparecerem, tentar identificar a causa e controlar os sintomas para ter uma vida saudável e confortável.
Fonte: Diagnóstico da urticária crónica pode levar 10 anos por últimas notícias