Pular para o conteúdo

Tudo sobre gengivite: sintomas, tratamento e prevenção.


E fala meu amigo! Fala meu amigo! Bem-vindo mais um vídeo aqui do nosso canal Dentista Responde e no vídeo de hoje vamos falar sobre o que é gengivite.
Vou tentar explicar aqui de forma prática, resumida e didática para que você possa entender definitivamente o que é. Se de repente a sua gengiva está inchada e sangrando, você deseja saber, pois é nesse vídeo que você vai descobrir. Mas eu preciso estar ouvindo, eu queria pedir para você deixar o seu like e se inscrever no canal para estar ajudando a gente a não perder mais nenhum vídeo aqui no nosso canal. Beleza?
Primeiramente, o que significa o termo gengivite? “O kit” quer dizer inflamação, certo? Então, é uma inflamação da gengiva. E por que sua gengiva está inflamada? É muito provavelmente devido ao acúmulo de placa bacteriana. Você não higieniza tanto os dentes e aí você pode até escovar, porém não tem o hábito de passar o fio dental. Ela não tira toda a placa porque ainda fica ali entre os dentes. Alimento achado acaba acumulando e formando uma inflamação na gengiva. Por lá, você consegue observar bactérias. Você tem placas bacterianas se desenvolvendo naquela região e criando inflamação na gengiva. Portanto, a gengiva fica com um aspecto mais avermelhado do que o normal e fica inflamada. O sangramento é uma forma de identificar. Em fase ativa, é quando você tem o sangramento. Às vezes, você vai escovar e passar o fio dental e o fio dental acaba saindo com sangue. Isso é uma mostra clara de que sua gengiva está irritada e inflamada.
Agora que você já sabe a causa da gengivite, vamos listar os sintomas e o que fazer. Se você só tem ali a placa bacteriana no local, uma escovação e um fio dental mais caprichado podem resolver o sangramento, certo? Mas muitas vezes, isso não é suficiente. Na maioria dos casos, você já está com aqueles alimentos acumulados há muito tempo e já se desenvolveu placas de tártaro. Neste caso, você só vai ter a remoção completa do tártaro e das bactérias através de uma limpeza no dentista, uma raspagem de tártaro. Resolvendo isso, removendo tártaro, a gengiva para de sangrar e volta ao normal.
Agora é importante lembrar que muitas vezes a gengiva inflama tanto que ela incha tanto que chega até às vezes a quase cobrir os dentes. Nesse caso, só limpeza não vai ser suficiente para levar a gengiva para sua normalidade. É preciso fazer uma plástica gengival. Agente vai te explicar.
E o que fazer se não for feito nada? Bom, aí a gente vê que ela vai evoluir né, essey tártaro vai continuar se proliferando com bactérias e vai evoluir para o que chamamos de periodontite. Aí já num estágio mais avançado que nós vamos falar no próximo vídeo. E a periodontite ela vai afetar os tecidos que sustentam o dente no osso, que é o periodonto. E aí você vai ter uma perda do osso e esse dente vai ficando mole com o tempo. Você pode até perder os dentes. Então, isso é muito sério. É uma doença meio que silenciosa que ela não dói nem nada. Você só sente sangrando às vezes, não dá muita atenção e acaba tendo danos irreversíveis aos seus dentes. Portanto, é muito importante ir ao dentista e não esquecer de passar o fio dental, que é muita gente que erra nesse ponto, só usa a escova bem rápido e não passa o fio dental, certo?
Então é isso, espero que eu tenha esclarecido. Se você gostou, deixa o like, se inscreva no canal e um abraço até o próximo vídeo.
Fonte: Gengivite: o que é? Quais sintomas e tratamento? por Dentista Responde