Pular para o conteúdo

Tudo Sobre Bactérias: Características, Tipos e Funções

Bactérias: conhecendo mais sobre esses organismos

Bem-vindos a mais uma aula de biologia! Hoje o tema é bactérias.

As bactérias são organismos muito simples encontrados em grande quantidade no ambiente. Normalmente, as pessoas conhecem as bactérias através das doenças que elas podem causar em nós.

Entretanto, existem bactérias muito benéficas e que são necessárias para o nosso corpo funcionar adequadamente. A flora bacteriana, por exemplo, do intestino garante que a gente não tenha um dia sequer de contaminação e ainda a gente usa economicamente as bactérias – nos são dados, por exemplo, na fabricação de iogurte e outros produtos.

No título deste texto, nós vamos sair um pouco do estereótipo de que todas as bactérias são ruins. Portanto, vamos conhecer mais sobre esses organismos para desmistificar o desconhecido.

O que são bactérias?

As bactérias são organismos muito simples e muito pequenos, entretanto, são maiores que os vírus. Elas podem ser observadas no microscópio óptico comum. São organismos prócariontes, ou seja, não possuem uma membrana em torno do material genético. Esse material genético dela está disperso no citoplasma e a região 1 desse material genético está localizado é chamado de nucleoide.

O material genético das bactérias é formado por um DNA circular formado por uma dupla hélice. A região de conexão é também proteínas chamadas proteínas histonas que estão relacionadas com a condensação desse material genético. As bactérias são muito simples e não possuem organelas membranosas. Então, não encontramos em bactérias o complexo de Golgi, nem muitas mitocôndrias ou cópias. A única estrutura membranosa que a gente encontra nessas células é para chamada de ribossomo, que é uma estrutura relacionada com a síntese de proteínas e com a produção de proteínas para as células.

Elas apresentam parede celular e podem ser divididas em dois tipos: parede celular positiva ou negativa. Essa é uma característica da parede que permite a distinção entre esses dois grupos quando a gente faz uma classificação utilizando a coloração de Gram. A grande narrativa se cora de vermelho, enquanto a Gram positiva essa cor é de roxo. A Gram negativa é uma parede celular um tanto mais complexa quimicamente.

Essas bactérias possuem outras estruturas importantes que merecem destaque, como os flagelos e as fímbrias, também chamados de pili. Os flagelos estão relacionados com a movimentação das bactérias, enquanto as fímbrias estão relacionadas com a aderência e também com o processo produtivo.

Formas de bactérias

As bactérias se apresentam em diferentes formas, as mais comuns são:

  • Cocos: formato arredondado
  • Bacilos: formato de bastão
  • Espirilos: formato helicoidal
  • Vibrião: formato quase de vírgula

A forma mais comum de reprodução das bactérias é a reprodução assexuada, ou seja, a célula mãe se divide em duas células filhas, sem ocorrer a mistura de elementos e origem de novos genes.

Entre os três processos de recombinação genética da bactéria, estão a transformação, transdução e a conjugação. Na transformação, uma bactéria vai comparar o material genético que vai estar ali disperso exposto no meio. Geralmente, esse material genético fica ali porque uma bactéria sofreu a lise. Depois, ocorre o englobamento desse material genético e a incorporação. Já a transdução precisa de um vetor para transferir esse material genético. Por fim, na conjugação, a bactéria vai formar uma projeção ali citoplasmática e ocorre a troca de material genético.

Resumindo, as bactérias são poderes muito simples, que pertencem ao reino Monera e são classificadas como bactéria. Elas se reproduzem principalmente por reprodução assexuada e, após um processo de recombinação genética, ocorre a divisão celular.

Esperamos que tenham gostado dessa aula. Não esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no nosso canal.

Fonte: Bactérias – Brasil Escola por Brasil Escola