Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre o DIU como contraceptivo – Você Bonita 30/04/21


E a gente vai ouvir as palavras da Dra. Karen Rocha a respeito do DIU. Ela é ginecologista e obstetra e vai falar sobre o amado e temido dispositivo intrauterino.

Olá, Carol, você bonita! Sou a Dra. Karen, ginecologista e obstetra, e hoje vou falar sobre o amado e temido DIU – o dispositivo intrauterino. Ele é amado e temido porque é um excelente método contraceptivo para evitar gravidez, mas algumas pessoas têm um medo de tê-lo dentro do corpo, se vai doer para colocar, se vai ter algum efeito colateral. O DIU é um aparelhinho bem pequenininho que colocamos dentro do útero, basicamente feito de silicone e, às vezes, com metais ou remédios. Ele é um método contraceptivo de longa duração, podendo ser usado de 3 a 12 anos. Você pode tirá-lo a qualquer momento que desejar. É um método confortável, pois não precisa lembrar dele todos os dias.

Existem dois tipos de DIU: com metal (cobre/prata) ou com remédio (hormônio). O DIU funciona desequilibrando a parte interna do útero, tornando-a hostil para evitar a passagem do espermatozoide ou o óvulo fertilizado. Ele é um excelente método contraceptivo, com eficácia de 98%, mas não é 100%, como qualquer método contraceptivo. Algumas pacientes relatam um pouco mais de sangramento ou cólica. Porém, esses casos são raros. É importante fazer exames preventivos anuais para verificar se o DIU está no lugar correto e se não há infecção no local. A manutenção do DIU é muito tranquila, o que facilita muito para as mulheres.

Para colocar o DIU, é super fácil! Você pode colocá-lo tanto no consultório com ou sem anestesia, ou no centro cirúrgico, caso a paciente seja mais sensível. Para tirá-lo é ainda mais fácil, basta puxar a cordinha que fica do lado de fora do colo do útero.

Converse com seu médico para ver se você é elegível ao método. Ele vai te informar sobre os prós e contras e te indicar os melhores conselhos. Espero ter tirado suas dúvidas. Beijo, beijo. Tchau, tchau!

Fonte: DIU: entenda mais sobre esse método contraceptivo – Você Bonita (30/04/21) por Você Bonita