Pular para o conteúdo

Tuberculose: sintomas, causas, prevenção e tratamento.

Olá pessoal! Você sabe quais são os sintomas, como se pega e como se descobre que uma pessoa está com tuberculose? Então, eu recomendo que você assista este vídeo até o fim, porque existem informações muito importantes e elucidativas para essas dúvidas. Não deixe de fazer seus comentários lá embaixo. Vocês conhecem alguém que já teve esse tipo de problema? Escreva para a gente ficar sabendo, tá bom?

A tuberculose é uma doença infecciosa produzida por uma bactéria, cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. É uma bactéria que pode infectar qualquer órgão no nosso organismo. Porém, ela tem uma preferência pelos pulmões. É por isso que a grande maioria dos casos de tuberculose é pulmonar. Geralmente, o paciente apresenta tosse, que pode ser seca ou com catarro, febre e emagrecimento. O paciente normalmente perde peso, fica com um aspecto mais abatido, sudorese que é um suor que o paciente apresenta, principalmente à noite. Ele vai dormir e acorda no dia seguinte falando: “eu precisei trocar várias camisas durante a noite, porque o suor era muito molhado e eu trocava”. Em alguns casos, o catarro desse paciente pode ser um catarro contendo sangue.

É uma situação que assusta muita gente, inclusive o próprio paciente e as pessoas que estão próximas. Normalmente, esse paciente ao procurar o médico, ele vai fazer um raio-x e entender uma tuberculose pulmonar. O raio-x vai apresentar várias possíveis alterações, mas não é o raio-x o principal exame para fazer diagnóstico de tuberculose. O principal exame é o escarro. O exame de escarro vai possibilitar que o laboratório, olhando no microscópio, veja diretamente o bacilo da tuberculose e isso vai dar um diagnóstico de certeza para a gente poder começar a tratar o paciente.

Para prevenir a tuberculose, geralmente, o paciente chega para gente falar: “eu separei copo, já separei prato, talheres”. Só que essas medidas elas não são capazes de prevenir a tuberculose, porque a transmissão não ocorre dessa forma. Por objetos, a transmissão da tuberculose ela é aérea. Ou seja, quando o paciente que está contaminado tosse, ele joga no ar pequenas gotículas respiratórias que estão contendo o bacilo da tuberculose. E quem respira o ar contaminado por essas secreções, corre o risco de adquirir a doença pela inalação desses passos. Então, a melhor forma, inclusive o próprio Ministério da Saúde do Brasil apresenta como a melhor maneira de prevenção, é encontrar mais rapidamente os pacientes que estejam com essa doença. Porque quando a gente trata a gente rapidamente produz uma redução a transmissibilidade em poucos dias, dessa forma a pessoa deixa de transmitir.

A segunda medida é pegar as pessoas que convivem com a pessoa que foi diagnosticada com tuberculose. Fazer uma avaliação médica no serviço dizer: “hoje aqui é onde se trata tuberculose”. Essas pessoas vão para serem avaliadas, são solicitados exames e as pessoas que não estão contaminadas são liberadas e aquelas que estão passam a receber tratamento.

Fonte: Informações práticas sobre a tuberculose: sintomas, como se pega, como prevenir e como descobrir por Respire Ar – Dr Rodolfo Fred Behrsin