Pular para o conteúdo

Tricomoníase: tratamentos e soluções


Oi pessoal do Facilita na Medicina! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: o tratamento da tricomoníase. Eu sou Cleverson Delvek e convido vocês a se inscreverem no canal para participar da nossa comunidade aqui no YouTube. É muito simples, basta clicar no botão vermelho que fica abaixo do vídeo. Assim, você faz parte da comunidade e também nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos relacionados à área da saúde. Lembrando que de segunda a sexta, temos vídeos novos aqui sem falta.
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo protozoário flagelado Trichomonas vaginalis. No Brasil, são registrados cerca de 4.800.000 casos dessa doença todos os anos. Por isso, é fundamental entender como realizamos o tratamento.
O primeiro passo é tratar não só a pessoa com a infecção, mas também o seu parceiro sexual das últimas duas semanas, que é o período de incubação do parasita. É importante lembrar que não se deve consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois pode gerar reações no corpo, como vermelhidão, dores abdominais, vômitos e náuseas.
Em relação aos medicamentos, o mais indicado é o Metronidazol, que pode ser utilizado em dose única de 2 gramas por via oral. Há ainda outra opção, o Secnidazol, que tem dosagem semelhante à do Metronidazol e também é administrado em dose única por via oral. O Metronidazol pode ser administrado em forma de gel, aplicando-o diretamente na região afetada por um período de 5 dias.
No caso de não haver melhora, existem outras opções como o Metronidazol em dose de 500mg a cada 12 horas durante 7 dias ou o mesmo medicamento em dose de 2 gramas durante 5 dias. Para mulheres grávidas, é importante lembrar que esses medicamentos são classe C e, portanto, podem apresentar riscos para a gravidez. É fundamental procurar um médico para avaliar a melhor forma de tratamento.
Fica a dica: nunca faça automedicação. Sempre procure um médico para avaliar o seu caso.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender mais sobre o tratamento da tricomoníase. Se inscreva no canal para acompanhar mais conteúdos relacionados à saúde.
Fonte: TRATAMENTO PARA TRICOMONÍASE (COMO RESOLVER A TRICOMONÍASE) – PARASITOLOGIA | INFECTOLOGIA por Facilitando a Medicina