Pular para o conteúdo

Treino com gripe ou resfriado: O que fazer? – Dicas de treino #47.


Olá! Eu sou fã do Cara Já. Hoje, o coordenador técnico trainee de nível de aula, vai falar sobre se você deve ou não fazer exercícios quando está gripado ou resfriado. Nós vamos discutir os sintomas da gripe e do resfriado, a diferença entre eles e a importância do exercício na prevenção de doenças respiratórias. Vamos falar sobre se é adequado treinar quando se está gripado e o que pode e não pode ser feito nessas situações.
Os sintomas da gripe e do resfriado são muito parecidos e frequentemente são confundidos. No entanto, a gripe é mais forte e costuma durar mais tempo. Ela é caracterizada pela febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante da gripe e, em torno de três dias, sintomas respiratórios como tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e permanecem mais uns três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Ou seja, a gripe dura mais ou menos uma semana.
Os sintomas do resfriado, apesar de parecerem com os da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, ela é em temperaturas mais baixas.
Nós já falamos aqui no canal sobre como fortalecer nosso sistema imunológico através da prática de exercícios e de outros hábitos. Se você não assistiu ao vídeo-aula, assista! Vamos deixar o link para você acessar aqui embaixo, na descrição desse vídeo. Em geral, é sempre bom manter bons hábitos de higiene para evitar contrair essas doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado. Por exemplo, é importante lavar bem as mãos, usar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos pessoais como talheres, pratos, copos e manter-se em ambientes bem ventilados, além de evitar o contato próximo com as pessoas que apresentam sinais de ter os sintomas de gripe. É fundamental também cobrir o nariz e a boca quando for tossir ou espirrar. Para isso, cubra o rosto com a área interna do braço, antebraço ou cotovelo, evitando tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.
Mas, nem sempre é possível evitar, e a gente acaba ficando gripado ou resfriado de vez em quando. Quando isso ocorre, sempre fica no ar aquela dúvida: a gente deve ficar em casa e descansar ou podemos manter nossa rotina de exercícios, indo correr muito para academia? Para responder essa pergunta, vou passar algumas recomendações.
O exercício moderado é importante sim se os seus sintomas de resfriado estiverem presentes, do pescoço para cima, ou seja, se tiver um corrimento nasal, dor de garganta, exercícios moderados são permitidos. Mas, o exercício intenso pode ser retomado alguns dias após o desaparecimento dos sintomas de resfriado. No entanto, se os sintomas da gripe que você está sentindo ultrapassam a cabeça, ou seja, infecções respiratórias, piora das enxaquecas, febre, dores no corpo, dor de cabeça, não é aconselhado que você realize atividades físicas. Nesse caso, é considerado que você descanse e também que, quando retornar às atividades físicas, não as faça com tanta pressa, já que seu corpo estará se recuperando.
Um erro muito comum e perigoso é falar que vai só a gripe embora, ou seja, vai colocar a gripe para fora do corpo através do suor. Não há dados científicos que comprovem essa afirmação. Muito pelo contrário, se você treinar de maneira intensa durante uma gripe forte, pode reduzir a capacidade do seu sistema imunológico, como vimos no vídeo-aula passada, e acabar intensificando a gripe.
E você já treinou gripado ou resfriado? Como foi? Se sentiu bem ou mais ou menos? É importante lembrar que aquela sensação de bem-estar após a prática de exercícios é proveniente da própria atividade física, da liberação de alguns hormônios, mas não confunda essa sensação de bem-estar com a cura da gripe. Provavelmente, essa sensação de bem-estar será passageira.
Se você gostou desta vídeo-aula, comente aqui embaixo, curta, compartilhe com seus amigos. Se você quiser continuar acompanhando o nosso trabalho, nossas vídeo-aulas, se inscreva no nosso canal. Toda semana, a gente lança uma vídeo-aula nova. Um abraço e até a semana que vem!
Fonte: Devo treinar com gripe ou Resfriado? – Treino Correto #47 por Treino Correto