Pular para o conteúdo

Treating Lichen Planus with Aloe Vera Gel: Is It Effective?

O Gel de Aloe Vera será o melhor tratamento para o Líquen Plano? O líquen plano é uma doença auto-imune crónica, das nossas membranas húmidas, como o interior da nossa boca, mas que também pode afetar outras superfícies do corpo, e não é tão rara assim, à volta de 1%, tornando-se numa das condições mais comuns encontradas em clínicas de medicina oral.

Os tratamentos actuais não são curativos mas sim paliativos, destinados a aliviar a dor. Experimentou-se com esteróides, antibióticos, quimioterapia e cirurgia e nenhum parece ser particularmente eficaz. Mesmo para o cuidado paliativo da dor, nós não temos opções óptimas; é por isso que relatos de casos como este são tão empolgantes. Aqui está o antes, e aqui está o depois, um mês, depois 2, 3, 6, 7 meses depois, após a ingestão de 59ml de suco de aloe vera por dia, e também com aplicação tópica de aloe.

Este tipo de casos “antes e depois” dão origem a artigos de jornal com títulos como “Aloe Vera como Cura para o Líquen Plano.” Mas, a ingestão oral de aloe vera é um remédio ou um veneno? O uso interno de aloe pode causar hepatite aguda – inflamação do fígado, bem como desequilíbrios eletrolíticos, e definitivamente não se deve injetar aloe. Mas o uso oral também não é recomendado.

Isto é principalmente devido a relatos de casos de hepatite induzida por aloe. O aloe é, ironicamente, apresentado como um produto desintoxicante mas pode realmente acabar por causar danos no fígado, como nesta pessoa que estava a tentar proteger o seu fígado e acabou no hospital.

No entanto, como sabemos que se deveu ao aloe? A avaliação da suspeita de lesão hepática induzida por plantas é um desafio, porque há centenas de coisas por aí que podem danificar o fígado. Aqui está o tipo de lista de verificação que um médico tem de seguir para afastar outras causas antes de culpar a planta.

  • Será que tem algum tipo de hepatite viral,
  • ou outro tipo de infecção do fígado,
  • ou vários medicamentos,
  • ou toxinas ou doenças?

Então, talvez fosse uma dessas outras coisas, e tenha sido apenas uma coincidência que o problema tenha começado depois de beber aloe. A regra de ouro, em termos de tentar provar causa e efeito, é um teste positivo de re-exposição—é assim que se podem diagnosticar lesões hepáticas induzidas por drogas.

A inflamação do fígado desaparece quando você remove a droga, e depois reaparece quando se introduz novamente a droga, o que raramente é feito, por razões óbvias. Bem, será que já se publicou um destes casos de re-desafio para o aloe? Sim.

Uma hepatite tóxica induzida por aloe, que piorou novamente após paragem e reinício da ingestão de aloe. O consumo de aloe também tem sido associado à disfunção da tiróide. Uma mulher com líquen plano começou a engolir 2 colheres de chá de suco de aloe vera por dia. Ela começou a sentir-se cansada sem motivo. A análise do laboratório mostrou que a função da tiróide estava reduzida mas ela recuperou depois de parar o aloe, e a sua função da tiróide voltou ao normal.

E se, em vez de engolir, ela apenas bochechasse o aloe na boca para tentar tratar o líquen plano e depois cuspisse? Não sabíamos…até ser testado. Um estudo aleatorizado, duplo-cego, com controle de placebo. 54 pacientes agrupados ao acaso para usarem um gel tópico de aloe vera ou um gel placebo durante 8 semanas. 81% do grupo de aloe ficou melhor em comparação com apenas 4% no grupo placebo. Além disso, dois pacientes tratados com aloe tiveram uma remissão clínica completa.

Isso é raro. É considerada uma condição crónica; ainda assim, após algumas semanas de aplicação de aloe, as desagradáveis lesões erosivas desapareceram. No entanto, como se compara com uma pomada esteróide? O gel tópico de aloe vera foi melhor—mais eficaz que os esteróides, uma diferença significativa que foi visível após 2 semanas. Então, embora os corticosteróides sejam ainda considerados o padrão-ouro, o aloe vera mostra resultados promissores, especialmente por não ter efeitos adversos, quando aplicado topicamente, em comparação com vários efeitos colaterais dos corticosteróides.

Este resultado verifica-se para o líquen plano oral. E quanto à eficácia do gel de aloe vera no tratamento do líquen plano dos genitais? O líquen plano da vulva é bastante comum afetando 1-2% da população, e pode ser ainda mais difícil de tratar. Há erupções e remissões parciais mas nenhuma tendência para a remissão completa. E, de fato, é o que se observou no grupo placebo. Uma mulher teve uma boa resposta, mas a maioria teve pouca ou nenhuma resposta, mas na aplicação de gel de aloe vera 9 de 10 responderam,e uma mulher teve uma remissão clínica completa. Concluíram que o gel de aloe vera é um tratamento seguro e eficaz.

Fonte: Is Aloe Vera Gel the Best Treatment for Lichen Planus? por NutritionFacts.org