Pular para o conteúdo

Tratando a otite crônica: causas e sintomas.

Oi gente tudo bem? Nesse vídeo eu vou falar para vocês sobre a otite e por que está acontecendo tantas recidivas. O que é recidiva? É quando o animal acaba de fazer o tratamento e logo em seguida a gente tá com dor de ouvido de novo ou o animal termina o tratamento e continua com dor de ouvido. Então tá tendo muitos casos de otite crônica e eu vou falar de alguns detalhes aí que eu conversando com tutores percebo que tá acontecendo alguma frequência gigantesca.

Se você é um instrutor aí que faz esses comete essas gafes aí depois, coloca aqui embaixo para nós, porque muitas vezes a pessoa não sabe mas está fazendo de maneira errada e por isso que não tá dando sucesso no tratamento. Então, quando a gente fala em otite, primeira coisa que você vai perceber em casa é que ele sintomas clássico: o animal fica coçando, ele chora para coçar o ouvido ou chacoalha muito a cabeça. Tem alguns cães, por exemplo, que eles começam a se esfregar a orelha nos locais. Tudo isso é sinal de otite, uma infecção ou inflamação que causa dor de ouvido.

Posso usar qualquer remédio? Não! Gente sempre fala leve no veterinário porque a otite, quer dizer, a infecção no ouvido, ela pode, ela tem causas. Então, existe várias causas pode ser por fungo, pode ser buraco, pode ser também por bactéria água, então tem vários fatores aí que predispõe a infecção de ouvido e dá essa inflamação e um animal fica incomodado.

Um dos erros que eu vejo as pessoas fazendo né de maneira incorreta e por isso depois ocorre várias recidivas é você pegar no pet shop aquele produto que o lojista indicou para você, né. Claro, vai ter vários produtos no mercado, super bom. Inclusive eu trouxe um aqui ó, que eu adoro. Ele é fungicida, antibiótico, anestésico local, tem tudo e tem corticoide também, né, com a função de anti-inflamatório. Então, assim é um produto que tem tudo, excelente.

Porém, isso não significa que você pode usá-lo sem a orientação do veterinário. Se seu animal apresenta os sintomas de otite, leve-o ao veterinário para que ele possa avaliar e prescrever o tratamento adequado. O tempo de tratamento é uma coisa extremamente importante porque a partir do momento que o veterinário descobriu a causa da otite, muitas vezes ele tem que fazer um suave que é passar um algodãozinho ali e mandar para cultura, né, para saber. Porque às vezes, o agente que a linha tá resistente também, e como esse produto ele é muito bom, geralmente você usa uns três dias e o animal está 100%, né.

E aí tá o erro gravíssimo: um dos erros né é parar o tratamento antes do tempo determinado pelo veterinário, tratamento com antibiótico a gente no mínimo sete dias né. Então, por isso é importante passar com veterinário para ele avaliar, ver se às vezes não é um tipo você tem que maior às vezes 15 dias, 20 dias. Então, tudo isso ele vai avaliar e vai te falar o tempo de tratamento né, e esse tempo de tratamento, eu escuto muito cliente falar: gente, ah, ela teve dor de ouvido aí agora faz uns dias assim, mas eu pinguei dois dias aí de outro produto de ouvido, aí passa uns dias aí volta com o tite de novo, e aí o agente que tá vendendo no ouvido ele tá resistente né, porque ele teve poucos dias ali de tratamento.

Então, não fique utilizando produtos aleatórios. O importante é fazer um tratamento por um período determinado que o veterinário vai determinar para vocês, mas assim não interromper o tratamento. E aqueles animais que não deixa pingar, que morde na hora de pingar, então tem existe produtos aí também de você pintar lá dentro, lá e ele é dose única. Então, isso que eu queria passar hoje para vocês: não fiquem pingando produtos aleatórios. Produto para limpeza, eles podem limpar e a frequência que vocês acharem melhor, a limpeza é diferente. Agora, produto com tratamento tem que ser o tratamento no período correto para não ficar voltando.

Fonte: OTITE CRÔNICA por Thalita Portugal Veterinária