Pular para o conteúdo

Tratamentos para câncer de mama HER2 positivo – Dr. Felipe Ades.

O que é câncer de mama HER2 positivo e como é tratado?

O câncer de mama HER2 positivo é um tipo de câncer que tem a substância HER2 presente na membrana das células da mama. Essa substância tem como função perceber sinais de crescimento e estimular o crescimento da célula.

O problema do câncer de mama HER2 positivo é que essa substância está presente em um grande número de células da mama, fazendo com que a doença se espalhe facilmente.

Porém, é possível tratar esse tipo de câncer com medicamentos que exploram essa substância, como o trastuzumab e o pertuzumab, que bloqueiam o sinal de crescimento e ligam-se na célula, finalizando o sistema imunológico para destruir a célula cancerígena.

O TDM1 é outra opção de tratamento para o câncer de mama HER2 positivo, que é uma terapia extremamente interessante por ser uma espécie de “cavalo de tróia”. Três moléculas do medicamento são colocadas em um colar de anticorpo que, quando gruda na célula, a célula acredita que é um anticorpo e engole toda a molécula do medicamento, matando a célula.

O tratamento inicial é o bloqueio com trastuzumabe e pertuzumabe, mas se isso parar de funcionar, o tratamento pode ser mudado para o TDM1.

É importante conversar com seu médico para obter mais informações sobre o tratamento do câncer de mama HER2 positivo.

Fonte: Dr. Felipe Ades – Câncer de mama HER2 positivo e seus tratamentos. por Dr. Felipe Ades MD PhD