Pular para o conteúdo

Tratamento simples para gengivite, mau hálito e periodontite para não perder os dentes


Já sentiu a sua gengiva sangrar ao escovar os dentes? Então fique atento(a), pois isso pode indicar a presença de gengivite, assunto abordado neste vídeo. Olá! Eu sou Mônica Marinho, esteticista com 27 anos de experiência e estudante de fisioterapia e aromaterapia. Meu canal é dedicado a trazer dicas de beleza, saúde, estética e bem-estar para você. Hoje, vou falar sobre gengivite, mau hálito e periodontite.
Antes de continuar, inscreva-se no meu canal e ative o Badalo da beleza para receber mais conteúdos assim. E se ainda não se inscreveu ou ativou as notificações, corre lá e faça isso agora!
Mas voltando ao assunto, a gengivite é uma inflamação na gengiva e pode ser causada por diversos fatores, como escovação inadequada, excesso de alimentos retidos, e acomodação de bactérias próximas à gengiva. Se não tratada adequadamente, pode evoluir para periodontite, uma doença periodontal que apresenta como principais causas fumo, diabetes e fatores genéticos.
Eu, por exemplo, tenho predisposição genética à doença periodontal e comecei a tratá-la após uma conversa com minha cunhada, também dentista. Fui ao dentista especialista em periodontite e descobri que já estava em um estágio avançado da doença. A periodontite é silenciosa e pode levar à perda óssea. No meu caso, isso já está acontecendo.
Mas afinal, o que pode ser feito para evitar e tratar a gengivite e a periodontite? Meu dentista me ensinou quatro coisas simples que resolvem o problema:
1. Não arrancar os dentes (óbvio, né?)
2. Não é possível tirar todas as bactérias
3. Não se pode tirar a saliva da boca
4. Higienizar a boca 24 horas por dia, principalmente após as refeições, para evitar que restos de comida e bactérias formem placa bacteriana, bem como utilizar escova macia, escova interdental, fio dental, creme dental e enxaguante bucal adequados.
Ele também me indicou a melaleuca, que é bactericida e ajuda a eliminar as bactérias. Outra dica importante é não escovar muito forte e escovar em movimentos suaves “zig zag” de cima para baixo.
Não se esqueça que a gengivite pode causar mau hálito, devido aos resíduos de comida retidos e às bactérias acumuladas. Mantenha uma boa higiene bucal para evitar isso.
Espero ter ajudado a esclarecer e prevenir a gengivite, o mau hálito e a periodontite. Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que todos previnam e cuidem da saúde bucal. E não se esqueça de seguir as orientações do seu dentista e fazer consultas regulares para evitar problemas maiores.
Se gostou desse vídeo, deixe seu like e comente aqui embaixo. Ah, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos! Um beijo e até o próximo vídeo.
Fonte: GENGIVITE, MAU HÁLITO, PERIODONTITE! COMO TRATAR DE FORMA SIMPLES E NÃO PERDER OS DENTES! por Canal Esteticando – Mônica Marin