Pular para o conteúdo

Tratamento para zumbido no ouvido.


Ele pode aparecer como consequência de algumas doenças pela exposição a sons altos, e até mesmo pelo ato de usar fones de ouvido. Também pode surgir depois dos 30 anos, em consequência do envelhecimento natural. É o zumbido no ouvido, um incômodo às vezes insuportável, mas que tem tratamento.
No trânsito, correria, música alta nos ouvidos, é difícil encontrar sossego numa cidade grande. Nesta rua do centro do Rio de Janeiro, há obras para todos os lados, uma barulheira que já dura meses. Ana Luiza, que vem de máquinas de costura, não aguenta mais. É impossível ignorar um como o gerado por um motor de uma bomba na porta da loja. O barulho incomoda o dia todo, sem cessar.
O problema é quando o barulho não está só do lado de fora, mas dentro da cabeça também. A lesão provocada pela exposição a altos volumes de som, doenças ou inflamações no ouvido podem gerar um zumbido, muitas vezes irritante, que parece não parar por nada. Uma queixa muito comum de quem trabalha na construção civil e de músicos, por exemplo.
Ricardo toca guitarra e bateria há 20 anos, e a chateação costuma vir depois dos ensaios. “É uma abelha no seu ouvido, é muito estressante cara, a agonia muito grande”. O caso de Walbercy é mais grave. Ele procurou tratamento médico porque não suportava mais o zumbido. O problema começou há três anos, e em todo o tempo, o momento mais difícil era dormir. “Eu procuro me fixar no som do ventilador, no som do ar-condicionado”, diz ele.
Um tratamento específico é necessário para cada caso. Mas a recomendação geral é evitar os maus hábitos, como fumo e excesso de álcool. Ao contrário, é importante cuidar de sua audição.
Fonte: Zumbido no ouvido tem tratamento por TV Brasil