Pular para o conteúdo

Tratamento para TOC: tudo o que você precisa saber


Olá pessoal! Sou a psicóloga Raquel Fernandes Shimizu e estou aqui para falar sobre TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). No vídeo anterior, falamos sobre o que é o TOC, porque ele acontece e o que causa na vida das pessoas. Neste vídeo, quero falar sobre o tratamento, pois sabemos que existe tratamento para o TOC.
Quais são os critérios para determinar se uma pessoa tem um TOC ou se ela realmente tem manias? A primeira coisa a ser feita é identificar se ela tem compulsões e se tem obsessões. A segunda coisa importante é observar quanto tempo do dia a pessoa gasta com essas compulsões ou com os rituais que ela desenvolve para aliviar as obsessões que passam a nível do pensamento. A terceira coisa importante é observar quanto da vida da pessoa está comprometida por conta do TOC, quantas ações do dia a dia ela deixou de fazer devido ao TOC, como, por exemplo, ir à faculdade, trabalhar, manter relacionamentos.
Se os três critérios forem respondidos sim, a pessoa tem um TOC e aí, o que fazer? O tratamento precisa ser feito por dois profissionais importantes: o psiquiatra e o psicólogo. O psiquiatra vai receitar a medicação anti-obsessiva, ou seja, vai ajudar o paciente a ter menos pensamentos obsessivos. Já o psicólogo vai ajudar a pessoa com os comportamentos, com os rituais, com as repetições e também com os pensamentos obsessivos.
O tratamento deve começar com a medicação porque as obsessões são muito fortes e é muito difícil para o paciente entender que aquele pensamento não é verdadeiro, que ele não precisa de um comportamento para aliviá-lo. Portanto, é necessário que a medicação comece a fazer efeito para que esses pensamentos fiquem um pouco mais fracos. E é aí que o psicólogo entra com o trabalho de preferência na terapia cognitivo-comportamental, porque nesse formato de terapia temos algumas técnicas bem interessantes que podem ajudar o paciente.
O paciente começa a lidar com os seus medos, pois o TOC é a doença do medo, é o pensamento que traz o medo. O tratamento para essa doença é enfrentar a principal estratégia para o tratamento do TOC é identificar o que causa medo e enfrentar esses medos, colocar-se à prova, se colocar desafios e vencendo cada um desses desafios.
Uma técnica interessante é o registro de todos os pensamentos, emoções e comportamentos relacionados ao TOC. O psicólogo ajuda o paciente a entender melhor tudo que passa na cabeça dele, as emoções que desencadeiam e os comportamentos, sejam rituais ou não.
Essas técnicas podem ajudar as pessoas a se sentirem melhor e a conviver em melhor na sociedade. As pesquisas mostram que a combinação desses dois tratamentos chega a trazer 80% de chances de eliminar os rituais e as obsessões, diminuir as obsessões e até eliminar completamente.
Portanto, vale a pena tentar. No próximo vídeo, darei algumas dicas para as pessoas que têm TOC ou familiares de pessoas que têm TOC.
Espero por vocês e até lá!
Fonte: Como é o tratamento para o TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo por Psicóloga Raquel Fernandes Shimizu Clínica Henkô