Pular para o conteúdo

Tratamento para joanete: dicas e soluções

Joanete: causas, sintomas e tratamento

Olá, eu sou Mateus Martinez, seu terapeuta chefe da PC Dor, e vou falar hoje sobre o joanete. O joanete é um problema muito comum na população e muitas vezes as pessoas acham que a cirurgia é a única solução, mas na verdade a cirurgia é uma das últimas opções. Vou mostrar para vocês por que.

O que é o joanete?

O joanete é o realinhamento do primeiro dedo do dedão do pé para dentro, e é progressivo. Existem cinco graus do joanete, até chegar no último nível, que é quando o dedão fica realmente em cima dos outros dedos. O joanete pode causar dor na pessoa, causada geralmente pelo próprio calombo que pode incomodar no calçado, ou pode ser causado também pelo desalinhamento desse primeiro dedo, causando impacto na articulação. Isso causa dor e altera a forma como a pessoa anda, podendo causar alguns outros problemas.

Causas do joanete

A principal causa do joanete é o desabamento do arco, que faz com que o pé se desalinhe, forçando assim o joanete. O nosso pé deve ter um alinhamento normal para que essa população possa mexer-se livremente. Quando ocorre o desalinhamento do pé, o joanete pode se formar.

Tratamento do joanete

Uma das principais maneiras de parar a progressão do joanete é trazer de volta o seu pé para um alinhamento normal. Como podemos fazer isso? A palmilha é uma medida interessante e uma opção boa para que você evite a progressão do joanete. Ela dá um apoio no meio do arco, fazendo com que o pé tenha o suporte adequado e possa andar livremente, mexendo essa articulação como deveria e impedindo assim a projeção do joanete. Outra coisa muito importante é tentar mudar o tipo de calçado. É muito comum pessoas, especialmente mulheres, usarem calçado de bico fino, o que pode piorar o joanete. A solução é usar calçados com uma caixa um pouco mais larga na frente. Diminuir a frequência de uso do salto alto também ajuda bastante, junto com outras medidas como a palmilha e alguns exercícios que podem ser também feitos. É importante fazer uma avaliação genética para saber se você precisa mesmo de uma interferência, e quanto antes for feito melhor. Raras vezes a cirurgia é necessária, a não ser no último caso.

  • Use palmilhas para dar suporte ao pé
  • Mude o tipo de calçado, preferindo caixas mais largas na frente
  • Diminua a frequência de uso do salto alto
  • Faça exercícios para fortalecer a musculatura do pé

Procure-nos aqui na PC Dor para que possamos avaliar e dar uma ajuda, e trazer uma solução para que você não sofra com o joanete no pior.

Fonte
JOANETE: o que fazer? | Pés Sem Dor por Pés Sem Dor