Pular para o conteúdo

Tratamento para inflamação da glândula adanal no Nato Vet Center.

Inflamação e infecção da glândula adrenal ou sacos anais em pets

Olá pessoal! Aqui quem fala com vocês é a Renata, médica veterinária cirurgiã especializada em animais de pequeno porte. Hoje vou falar sobre uma condição que acontece bastante na rotina veterinária e que muitas vezes é difícil de diagnosticar, mas que tem algumas condutas que podem melhorar a condição de vida do seu pet. O tema de hoje é inflamação e infecção da glândula adrenal ou sacos anais.

Tanto os nossos pets clientes quanto os gatos têm glândulas de sacos anais, duas glândulas produtoras de uma secreção natural que é utilizada para identificar o cheiro do animal. Essas glândulas são normais, mas de vez em quando podem inflamar ao serem obstruídas. Quando o ducto que libera o conteúdo da glândula é destruído, a glândula aumenta de tamanho e pode inflamar. Esse processo também pode levar à formação de uma fístula da glândula adanal, que é um problema recorrente em alguns cães.

Algumas casas de banho e tosa ou pet shops, em alguns lugares, podem tentar esvaziar a glândula anal com o objetivo de melhorar o cheiro do animal, mas isso não ajuda em nada e pode até prejudicar a saúde do seu pet. Você não deve mexer na glândula do seu pet, mas é importante entender que se ela começar a inflamar e essa inflamação não for tratada, a infecção pode predispô-lo a desenvolver formação tumoral na glândula – o que é muito preocupante.

Se o seu pet já desenvolveu inflamação ou infecção da glândula adrenal ou sacos anais, e você tratou, mas a condição continua recorrente, recomendo que você procure um médico veterinário cirurgião. A cirurgia não é de alta complexidade e pode ser feita de forma tranquila, solucionando o problema e acabando com essa infecção. É importante salientar que retirar as duas glândulas de uma vez não é recomendado, pois a região do borda do ânus é sensível e pode facilitar a lesão do esfíncter anal, resultando em lesões permanentes na musculatura.

Para diagnosticar a infecção, basta tocar na região próxima ao ânus do animal e ver se ela está molinha e sem dor. Se o pet reclama de dor ou apresenta dificuldades em sentar, é recomendado procurar ajuda veterinária para diagnosticar a condição.

Não vise uma solução rápida em pet shops e tosadores. Se você notar algo de errado, procure um médico veterinário cirurgião antes que a condição do seu pet piore e que você fique com dificuldades em encontrar uma solução definitiva.

Espero que essa dica tenha ajudado e que você tenha entendido o que é a infecção e a inflamação da glândula adrenal ou sacos anais. Não deixem seu pet passar por procedimentos invasivos que não são necessários, e se ajudou, não esqueça de se inscrever em nosso canal e compartilhar esse vídeo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: Nato Vet Center – inflamação da glândula adanal por Dr. Renato Bocabello