Pular para o conteúdo

Tratamento para Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda com Dental Drops


A gengiva Marginal dolorida com aspecto avermelhado, sangrento, ulceração das papilas interdentais e até mesmo halitose são bem comuns em alguns tratamentos odontológicos. Em casos mais específicos, esse tipo de doença periodontal pode se agravar e exige alguns cuidados especiais. No drops dessa semana, vamos conversar sobre a Guna, mais conhecida entre os profissionais como a gengivite ulcerativa necrosante aguda. O nome parece assustador, mas calma lá que para tudo tem uma solução e um tratamento.
A Guna, também conhecida por angina de Vincent, é uma doença infecciosa periodontal bacteriana caracterizada por úlceras e necrose no tecido gengival. Quando não envolve outros tecidos do periodonto, está em fase inicial e deve ser tratada imediatamente. Quando outros tecidos são atingidos, a infecção é mais profunda e pode se tornar uma periodontite ulcerativa necrosante. No final dos anos 80 e início dos anos 90, ela chegou a ser considerada como estritamente uma sequela deixada pelo HIV, isso porque tanto a doença, quanto os medicamentos da época, deixavam a imunidade do paciente mais cima, causa da maioria dos sintomas associados.
A Guna também é conhecida como boca de trincheira, pois a infecção era comumente associada a soldados em extremo estresse e em condições de baixa imunidade, alimentação ruim e má higiene bucal. O diagnóstico se dá pela presença de biofilme, um depósito branco aderido aos dentes, e papilas invertidas, onde nesse caso é muito provável que o paciente esteja com muitas dores e em fase de necrosamento. Em todos os casos, é sempre aconselhável que seja verificada a perda óssea para que seja descartado caso de uma situação mais grave e também seja descartado o quadro de uma periodontite necrosante.
De imediato, é imprescindível que seja realizada a profilaxia dos dentes. Isso deve ser feito de uma maneira suave e sem o uso da escova de Robinson para não piorar a infecção. O paciente deve realizar bochechos diários com digluconato de clorexidina 0,12%, e em casos onde houver febre e dores, também deve ser prescritos antibióticos e analgésicos. Após esse primeiro contato e com a devida melhora do paciente, poderá ser realizada a raspagem e o alisamento dos dentes.
Reforçando todos os cuidados necessários, é interessante que seja mostrada a maneira correta de passar o fio dental ou a escova interdental para melhora efetiva desse paciente. Após 10 dias do início do tratamento, a localização das áreas afetadas é de extrema importância. Esse período também deve ser usado para planejar as próximas ações, assim como para ver os exames de sangue do paciente e descartar infecções. É aconselhável que se invista na análise do foco e não somente do problema. Tente entender e conversar com seu paciente para verificar se ele está passando por momentos de fortes expressões ou emoções. Isso pode causar diminuição da higiene bucal, um emocional abalado e a baixa autoestima. Aconselha-se nesses casos a procurar um profissional da área, pois toda a saúde bucal está relacionada com o bem-estar do seu paciente.
Gostou desse episódio? Então não esqueça de assinar o canal e ativar as notificações no cinema. Assim, você pode acompanhar toda semana um drops novo aqui da Dental Creme. Até a próxima!
Fonte: Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda | Dental Drops por Dental Cremer