Pular para o conteúdo

Tratamento para fimose e massinha no pênis: saiba o que fazer.


Massinha no pênis: o que é e como lidar

Muitas vezes os pais ficam preocupados quando encontram uma massinha no pênis de seus filhos. O médico pediatra Daniel Portela esclarece que essa massa não é uma doença e não indica a necessidade de cirurgia.

Quando a criança ainda apresenta fimose, a massinha pode se acumular na abertura do prepúcio da pele. O processo natural irá resolver essa questão com o passar do tempo e, enquanto isso, é importante que a higiene seja feita para que a pele possa ser fracionada gradativamente. Porém, é preciso lembrar que não se deve puxar o prepúcio além do que a natureza permite.

Com o tempo, algumas crianças podem apresentar uma abertura maior, permitindo visualizar a ponta da cabeça do pênis e o canal da urina. Ainda assim, algumas delas podem manter uma fimose que não é patológica. Por isso, o pediatra recomenda que esses casos sejam sempre examinados.

Algumas dessas crianças mais velhas, com cerca de 3 ou 4 anos de idade, podem apresentar uma massinha esbranquiçada ou amarelada acumulada embaixo da pele. É importante que os pais continuem fazendo a higiene e tracionando o prepúcio gradativamente para que a massinha possa ser removida com suavidade. Em alguns casos, ela pode até soltar.

Se esse conteúdo foi útil para você, não se esqueça de curtir, se inscrever no canal e compartilhar com outras famílias. E se tiver dúvidas, deixe um comentário para que possamos ajudar ainda mais.

Fonte: Fimose e massinha no pênis: o que fazer? por Daniel Portela Pediatra