Pular para o conteúdo

Tratamento para Fibrose Cística é garantido pela Justiça

O direito à saúde: remédios, exames e acompanhamento médico para pacientes com fibrose cística

Depois da morte de uma criança com fibrose cística, o Estado do Pará e a União foram condenados a atender pacientes que têm essa doença rara e hereditária. Eu fui praticar exercício físico e passei mal, cheguei quase desfalecido. Até os 17 anos, eu era saudável, mas descobri que era portador de uma doença rara: a fibrose cística. Minha rotina mudou completamente. Agora, além de tomar remédios, tenho que fazer sessões diárias de fisioterapia para eliminar o muco que se acumula no meu organismo. Essa doença é causada pelo desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas células responsáveis pelas secreções do corpo.

A fibrose cística é transmitida para os filhos quando o pai e a mãe são portadores do gene. Ao contrário dos pais, que não apresentam qualquer sintoma, nos filhos a fibrose cística pode ter consequências graves. Em muitos casos, o acúmulo de secreção leva ao mau funcionamento de vários órgãos do sistema respiratório e digestivo, provocando a proliferação de bactérias e infecções constantes. Ela pode ter um jeito como foi dramático, mas que não responde ao tratamento, do qual da água pinto também ou crônica. Uma pessoa que tem sido suficiente que ela pode ser uma mala forças armadas porção de alimentos uma diarréia não porque ela como ela não consegue absorver, consequentemente perde peso ou não ganha. Apenas aquela criança que não ganha peso que não consegue crescer.

Em Brasília, os pacientes da rede pública de saúde com menos de 19 anos são atendidos no Hospital da Criança. A médica pneumologista explica que o tratamento é complexo e envolve profissionais de várias especialidades, além de medicamentos e fisioterapia. Muitos precisam de vitaminas e até de suplementos alimentares. Ao mesmo tempo que as pessoas precisam engordar para crescer e ter boa qualidade de vida, a alimentação adequada também é fundamental.

Em todo o país, quatro mil e quinhentas pessoas têm fibrose cística, sendo 200 no estado do Pará. Foi lá que a Justiça Federal precisou intervir para garantir o tratamento desses pacientes. O Hospital Universitário em Belém, capital do estado, onde é feito o atendimento, estava sem medicamentos e suplementos há mais de um ano, o que teria provocado a morte de uma criança.

A ação foi movida pelo Ministério Público Federal, que denunciou a situação precária do hospital à Justiça. O juiz federal Henrique Dantas, na Seção Judiciária do Pará, conversou com a nossa equipe por videoconferência após condenar o Estado do Pará e a União a fornecerem os remédios e suplementos aos pacientes, além de exames e acompanhamento médico.

O fundamento maior dessa decisão foi baseado na Constituição, que é a nossa lei maior. O direito à vida, saúde e à qualidade de vida, segundo a médica, é fundamental. Quanto mais tempo a gente começa o acompanhamento em um centro especializado, melhor será a vida da pessoa pela sua vida e qualidade de vida.

Igor, que quase não apresenta mais os sintomas da doença, sabe que o diferencial foi o atendimento adequado para o combate à fibrose cística. No Brasil, a qualidade de excelência é uma e outra porque eu acho sobre um preciso ter acesso aos tratamentos, aos remédios, é ter uma qualidade de vida melhor.

A União informou que vai recorrer das sentenças.

Fonte: Justiça garante tratamento a pacientes com Fibrose Cística por programaViaLegal