Pular para o conteúdo

Tratamento para escoliose: causas, sintomas e prevenção.

Você sabia que a escoliose é uma condição da coluna vertebral que afeta os três planos de espaço? Isso significa que a coluna não só se curva para os lados, mas também no próprio eixo e para frente ou para trás. Existem várias causas para a escoliose, desde uma anomalia presente no nascimento até uma regeneração óssea de má qualidade. No meu caso, tenho escoliose idiopática, ou seja, não tem uma causa conhecida. Embora muita gente acredite que esteja relacionada principalmente ao fator hereditário, o que no meu caso foi confirmado pelo fato de que minha mãe também tem. Essa é uma doença que não tem cura, mas existem vários tratamentos para conter o avanço da curvatura ou aliviar a dor, como a utilização de coletes e tratamento fisioterapêutico. Em alguns casos mais extremos, é recomendado até fazer uma cirurgia para reduzir a curvatura.

Recentemente, navegando no Instagram, achei a conta de um centro especializado em escoliose da Sérvia que tem um tratamento super diferente e pelo que vi, conseguem até reduzir a curvatura. Eu não acreditei que depois de 20 anos de vida, meu sonho de viajar para a Sérvia estava relacionado à escoliose. No meu caso, tenho escoliose com 26 graus de curvatura na parte de cima e 22 na parte de baixo, e descobri isso com 16 anos. Não foi nem eu quem percebeu, foi minha mãe quando conseguiu nivelar minhas costas, que é um dos sintomas da escoliose.

No início, eu não sentia dor nas costas, então não percebia que tinha escoliose. Mas, com o tempo, fui notando que tinha algumas partes dos discos intervertebrais que estavam mais comprimidos do que outros. Com o tratamento, consegui estabilizar a curvatura, mas isso só foi possível graças ao acompanhamento constante com minha mãe, que ia comigo ao médico e me incentivava a fazer exercícios físicos como natação e pilates, que ajudavam a melhorar minha postura e alongar meus músculos.

Fonte: MINHA ESCOLIOSE por Rodolffo Teles