Pular para o conteúdo

Tratamento para Escabiose: Como aliviar os sintomas?

Tratamento da Escabiose

A escabiose é uma infecção sexualmente transmissível que pode ser mais comum em pessoas com problemas imunológicos, baixa resistência, soropositivas, por tuberculose e outras doenças que comprometem a resistência. Essa infecção é causada por um ectoparasita chamado Sarcoptes scabiei, que tem menos de um milímetro.

A fêmea desse parasita perfura a pele e deposita ovos embaixo dela. Esses ovos eclodem e a pessoa passa a ter uma multiplicação de parasitas na pele, o que causa muita coceira e compromete a qualidade de vida das pessoas. As lesões são pápulas, manchas vermelhas muito pruriginosas que se distribuem em todo o genital, abdômen, dorso e membros.

  • O contágio da escabiose é por meio de contato da pele com a pele, como no ato sexual.
  • As lesões se apresentam como outras e podem evoluir para feridas na pele.
  • A escabiose é progressiva e pode comprometer todas as regiões da pele.

O tratamento geralmente é a base de produtos tópicos, como pomadas, que a pessoa aplica na pele durante a noite e remove no período da manhã. Geralmente, o tratamento dura entre 5 a 7 dias. Em casos mais graves, pode ser necessário usar antiparasitários via oral.

É importante procurar um urologista de confiança ao notar lesões que causam coceira na região genital. O tratamento precoce é fundamental para evitar que a escabiose se desenvolva.

Muito obrigado e um grande abraço!

Fonte
Escabiose: Qual o tratamento? por UROWAY UROLOGIA