Pular para o conteúdo

Tratamento para dermatite atópica em cães.


Olá pessoal! Estamos aqui para mais dicas sobre cuidados com seus pets. Hoje vamos falar sobre Atopia. O principal defeito é que a pele desses animais não é fechada, ou seja, a função de barreira protetora da pele está prejudicada. Por isso, esses animais tendem a ter mais infecções secundárias ou bactérias. Além disso, eles sofrem também com qualquer outro tipo de contato, como desinfetantes e gramas, que vão penetrar mais facilmente na pele desses animais e podem desencadear inflamações.
Para identificar um cachorro atópico, a primeira coisa a observar é muita coceira, principalmente nas patas e orelhas. É muito comum haver inflamações nessas regiões. É preciso ter cuidado também para evitar infestações púbicas na patinha, caso contrário, a alergia pode aumentar muito.
Algumas coisas que podem causar aumento da alergia são o uso de lâmina no pet shop, perfumes e brincadeiras na grama. Além disso, é importante controlar a alergia do animal. O tratamento pode consistir principalmente em corticoides, mas de vez em quando é necessário tratar as infecções secundárias.
Também existe a opção de usar a substância ciclosporina. Esse é o tratamento mais novo, porém, tem menos efeitos colaterais. É importante ter cuidado com a automedicação, pois o uso incorreto de medicamentos pode fazer com que a alergia não pare ou até mesmo piore. Portanto, confie sempre no seu veterinário e evite comprar medicamentos sem prescrição.
Fonte: Dermatite atópica canina por Dr Giuliano Amado