Pular para o conteúdo

Tratamento para cisto sinovial: opções e cuidados

Cisto Sinovial: O que é e como tratar?

Muitas pessoas buscam informações sobre o cisto sinovial, uma das causas mais frequentes de consulta no consultório ortopedista. No entanto, antes de falar sobre o tratamento, é importante ter certeza de que realmente se trata de um cisto sinovial, pois nem toda a “bola” no punho é um cisto.

Caso seja confirmado o diagnóstico de cisto sinovial, é importante verificar se há algum problema associado, como tendinite ou instabilidade no punho. Com essas informações em mãos, existem três opções de tratamento:

  • Cirurgia: é a opção mais invasiva e deve ser considerada apenas como último recurso, quando outros tratamentos não surtiram efeito;
  • Aspiração: é uma alternativa à cirurgia e tem uma taxa de recidiva maior, mas pode resolver o problema em grande número de pacientes;
  • Tratamento conservador: é a opção mais comum e consiste em orientações ao paciente e uso de órteses para manter o punho em uma posição mais confortável, além de evitar extremos na articulação.

A decisão sobre qual tratamento seguir deve ser feita caso a caso, de acordo com as preferências do paciente e os problemas associados, mas vale lembrar que nem todos os cistos precisam ser retirados e muitos deles podem desaparecer ou não causar problemas.

Se você tem dúvidas sobre o cisto sinovial, converse com um ortopedista de confiança.

Fonte: Cisto sinovial – Tratamento por Ortopedia Dr Tomás Barros