Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz de varizes com Laser – Saiba mais

Varizes: medo de muita gente e o temor de outros tantos. A profissão do médico cirurgião vascular do Ricardo Tavares. Medo de varizes e mais pela estética? Ou ela tem as varizes têm algum comprometimento maior da saúde? Têm comprometimento maior na saúde também, né? As varizes é elas podem dar a sensação de perna pesada, cansada, pior no final do dia. E em alguns casos extremos, onde a gente tem aquelas varizes grandes e grossas que já estão atrapalhando a circulação, pode até chegar ao ponto de dar uma ferida na perna, que é o que a gente chama de úlcera varicosa. Mas claro que também a estética é muito importante. Não é porque uma perna bonita chama a atenção do tanque, certo?

Como é que se identifica? Como é feito o diagnóstico para se saber a profundidade, calibre, extensão? O mais importante ainda é o exame físico, o médico examinar o paciente e também saber o que o paciente está sentindo. E além disso, uma coisa que ajuda bastante a gente é o ultrassom chamado eco-dupla. É um exame em que a gente vai conseguir ver mais profundo, a gente vai conseguir ver as vezes que passam, né, no sistema profundo e superficial, que a gente não consegue enxergar só olhando. Com esse exame, a gente consegue ter uma ideia de como está a circulação. Feito isso, a gente identifica qual seria o melhor tratamento.

Há necessariamente que todo caso cirúrgico, não, não. Hoje, a gente existe uma gama de possibilidades de tratamento. É geralmente as varizes maiores são varizes que precisam de cirurgia, aquelas varizes que já ficam altas na pele. Mas mesmo essa existe a possibilidade da gente fazer o tratamento não cirúrgico e dentro do tratamento cirúrgico hoje a gente consegue fazer também o tratamento com laser. É um tratamento bem menos invasivo, menos doloroso, que o paciente consegue ver voltar mais rápido às suas atividades. E naquelas varizes que são pequenas, é aquela chamadas aranhas que são as feias, a gente consegue fazer só a escleroterapia, a famosa aplicação. E nessa, existe tanto a com agulhinha, quanto a laser.

Mitos e verdades? É verdade que fazer sapateado, qualquer exercício com impacto provoca o aparecimento de varizes? Não, não é. Existem vários mitos a respeito de varizes. Inclusive, que alguns médicos dizem é que por desconhecimento pode aparecer varizes. A principal causa de varizes é a genética. É a pessoa ter tendência a ter varizes. Infelizmente, a maioria das pessoas têm essa tendência. As mulheres mais do que um homem, por causa do hormônio feminino, seja pelo hormônio feminino que ela produz, ou pelo uso do anticoncepcional. E o que ajuda também a aparecer varizes é a falta de atividade física, o sobrepeso, ficar muito tempo parado em pé, sentado, cigarro também. O que não ajuda a aparecer varizes são os mitos. Musculação é ótimo, é um ótimo exercício. Não dá varizes. Pelo contrário, melhora a dor nas pernas. Subir escada é saudável, depilação, nada disso dá varizes.

Para finalizar, as tais meias de compressão. Elas podem ser usadas como prevenção ou somente quando a pessoa já tem as varizes expostas. E infelizmente, para a prevenção, tem pouco que a gente fazer. É ter uma vida saudável, fazer atividade física. Apareceu a variz, já tratar logo no começo. Agora, o que acontece é que a gente melhora os sintomas, assim como as medicações que existem para varizes, também melhora a sensação de perna pesada, cansado, e é bom usar para quem fica muito tempo em pé ou sentado.

Fonte: Varizes Laser por Saúde com Mônica Nóbrega