Pular para o conteúdo

Tratamento e sintomas do câncer de rim com Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546

Olá, meu nome é Cássio Andreoni e vou falar sobre câncer de rim.

Primeiramente, é importante destacar que o câncer de rim não é muito comum, mas quando ocorre, é necessário fazer uma cirurgia o mais cedo possível para aumentar as chances de cura.

Antigamente, o câncer de rim apresentava sintomas como sangue na urina, dor lombar e a presença de um tumor ao palpar o abdômen. Atualmente, cerca de 70% dos casos são assintomáticos e só são detectados por meio de exames de imagem.

Uma das maiores dificuldades no diagnóstico do câncer renal é diferenciá-lo de outras alterações no rim, como cistos renais e angiomiolipoma. Para isso, é necessário a realização de exames de imagem mais sofisticados, como tomografia e ressonância.

Em geral, o tratamento mais comum é a nefrectomia radical, que consiste na remoção total do rim com o tumor. No entanto, com os avanços na detecção precoce do tumor, é possível preservar o rim através de técnicas como a enucleação e a ressecção de parte do rim.

Para os tumores muito pequenos em lugares especiais, é indicada a ablação por agulha, que consiste no congelamento ou aumento da temperatura do tumor para destruir as células cancerígenas.

Não há ainda opções de tratamento efetivas para o tumor primário do rim com quimioterapia, droga sistêmica ou radioterapia. Por isso, a cirurgia continua sendo a primeira opção para o tratamento do câncer renal.

O diagnóstico precoce do câncer de rim é fundamental para aumentar as chances de cura e é importante realizar exames de imagem regularmente a partir dos 50 anos de idade ou antes em casos de histórico familiar ou fatores de risco.

Obrigado por nos acompanhar e fique à vontade para deixar suas dúvidas.

Fonte: Câncer de Rim: sintomas e tratamento | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546 por Dr. Cassio Andreoni