Pular para o conteúdo

Tratamento e sintomas de Dermatite Atópica – Guia Completo.


Olá! Meu nome é Maria. Eu sou uma especialista em imunologia e hoje eu vou falar um pouco sobre a dermatite atópica. A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica que se manifesta com lesões de pele chamada de eczema. São lesões avermelhadas e descamativas que às vezes podem estar associadas à formação de crostas e, no processo de cicatrização, quando elas ficam mais crônicas, podem levar à formação de pele mais espessa, o que chamamos de liquenificação.
A dermatite atópica é uma doença cuja prevalência tem aumentado bastante nos últimos anos. Ela pode se manifestar em qualquer faixa etária, mas costuma começar na infância, ainda que mais ou menos 60% de todos os casos começam antes do primeiro ano de vida. A boa notícia é que a dermatite atópica costuma evoluir com melhora importância ou até a resolução até o final da adolescência ou início da idade adulta.
Apesar disso, ela pode ainda ser bastante importante porque implica muito na qualidade de vida das pessoas que apresentam essas lesões, principalmente por conta da coceira intensa, além de alterações de sono, crescimento e problemas na escola, quando falamos de crianças. Por isso, é bastante importante entender sobre a doença, diagnosticá-la, e fazer um tratamento adequado, porque ela é bastante associada com quadros alérgicos outros, como a rinite alérgica e alergia alimentar. É importante ressaltar aqui que alergia alimentar é bastante relacionada à dermatite atópica, mas não são todas as crianças e adultos que têm dermatite atópica que cursam com alergia alimentar associada. É, na verdade, uma minoria dos casos, mas pode haver essa associação e é importante só identificar alguma relação de algum alimento possivelmente pode piorar a dermatite ou causar lesões diferentes das que o paciente já apresenta.
Para isso, é importante procurar um alergologista para identificar se realmente há uma associação entre o alimento e a dermatite ou não e evitar as exposições de alimentos necessárias. Mas muitas vezes é feita essa relação como a dermatite atópica tem vários outros fatores desencadeantes, como os alérgenos ambientais que estão poeira e ácaros, stress e mudanças de temperatura. Às vezes, é feita uma associação errônea de algum alimento com a piora da doença, e são feitas acusações alimentares desnecessárias.
O diagnóstico é feito através da anamnese e exame clínico das lesões. Não precisa de outros exames específicos. As lesões têm uma característica bastante delas, que são as características do eczema e elas têm uma distribuição característica e o que é bem marcado, como já falei, da dermatite é a coceira.
Em relação ao tratamento, a gente orienta os cuidados com banho, hidratação, que estão os pilares a base do tratamento de qualquer caso de dermatite atópica e principalmente pomadas à base de corticoide para fazer o tratamento das lesões agudas que devem ser prescritas orientadas pelo médico que está fazendo os segmentos.
A bastante importante queria finalizar falando um pouco sobre como é importante individualizar cada caso de dermatite atópica. Uma pessoa, uma criança com dermatite atópica não é igual à outra com dermatite atópica. Cada um tem fatores genéticos e ambientais específicos que fazem com que as suas manifestações não sejam iguais as do outro.
Buscar um tratamento individualizado e focado nas necessidades de cada um é bastante importante. Não deixe de conversar com seu médico e também à disposição para qualquer dúvida.
Fonte: Dermatite atópica por Eludicar Centro Pediátrico