Olá papai, olá mamãe! Tudo bem com vocês?
Vocês já ouviram falar da bronquiolite? Essa doença contagiosa afeta principalmente as crianças menores de dois anos. Veja abaixo os principais sinais e sintomas e as formas de tratamento.
– A bronquiolite é a infecção dos brônquios, que são ramificações dos brônquios que levam o ar aos pulmões. A doença é causada pelo vírus sincicial respiratório, que ataca crianças principalmente até dois anos de idade.
– Essa infecção deixa os bronquíolos inflamados e inchados, o que leva à obstrução de fluxo de ar. Essa obstrução faz com que as crianças tenham dificuldade para respirar. Os sintomas mais comuns são chiados no peito, tosse, respiração ofegante, obstrução nasal e febre.
– Os menores de dois anos são os mais acometidos porque o sistema imune ainda não está maduro a ponto de combater essa infecção.
– Já nos primeiros sintomas é importante que você leve seu filho ao pediatra para o exame físico seja realizado e seja feito o diagnóstico. Quanto mais cedo a bronquiolite for detectada, mais rápido e eficaz será esse tratamento.
– Em geral, o tratamento pode ser feito em casa, através de inalação ou uso de bombinhas, dependendo da gravidade. Será necessária internação para uso de oxigênio complementar em casos mais graves. Mas lembre-se: tudo deve ser feito com a prescrição de um médico pediatra.
– Outro fator que auxilia na recuperação é a hidratação. É importante estar aliada à amamentação. Caso a criança fique desidratada, pode ser necessária uma hospitalização.
– Como o vírus sincicial respiratório espalha facilmente pelo ar, é importante evitar o contato de crianças menores de dois anos com situações de aglomeração. Também é importante que os pais lavem as mãos sempre que forem manipular as crianças. Além disso, deve-se evitar o contato dessas crianças com adultos e outras crianças que estejam com os sintomas de resfriado.
– Se o seu filho tiver qualquer um desses sintomas, não deixe de agendar uma consulta comigo ou com pediatra.
Se você gostou desse vídeo, deixe o seu like e ative o sininho para receber as notificações. Nos vemos no próximo vídeo. Tchau, tchau!
Fonte: Bronquiolite em bebês: veja seus sintomas e como tratar por Dra. Viviane Pandini