Pular para o conteúdo

Tratamento e prevenção da doença mão-pé-boca


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Já ouviram falar sobre a síndrome mão-pé-boca? Eu sou o Mauro e no vídeo de hoje vou trazer esse tema que é muito importante e precisa de alguns conhecimentos para sua paz. Um grande abraço e vem comigo pessoal!
Esse é um tipo de doença que é peculiar à idade que a criança está atravessando. Uma delas é a síndrome mão-pé-boca. No vídeo de hoje, vocês estarão tirando as dúvidas dos papais e trazer algumas informações bem importantes, está bom? Desde já, vocês posso se inscrevendo no meu canal, deixe o seu like e compartilhando esse vídeo com seus amigos, familiares e sustentarmente a plataforma do YouTube permanecerá recomendando os meus conteúdos. E ative o sininho, tá bom? Porque todas as vezes que eu postar um novo vídeo no YouTube, vai estar lembrando vocês que tem algo novo.
A síndrome mão-pé-boca não tem nada a ver com a boca em si, ela se dá através de um vírus. Trata-se de um vírus extremamente contagioso que passa de uma criança para outra. Esse contágio se dá através da saliva, até mesmo da respiração e também das fezes. A doença dura em média três a sete dias e é muito comum acontecer em crianças até 5 anos de idade.
Mas como podemos observar os sinais e sintomas da síndrome mão-pé-boca? A criança começa com um pouco de falta de apetite, até mesmo quando ela vai dormir ela fica mais irritada. Aparece muita febre. Aqui em casa aconteceu com o Lorenzo aproximadamente em outubro do ano passado e ele começou a ter esses sinais e sintomas. E o sinal/sintoma que é muito característico e peculiar é as bolinhas avermelhadas tanto na palma da mão, no dorso, na planta do pé, acima do pezinho, nos joelhos e o que mais incomoda as crianças é a questão da boquinha. Porque pode ver acontecer do lado de fora como também do lado de dentro, atingindo a garganta. Essas regiões dói bastante e a criança, infelizmente, não aceita bem alimentação por esse motivo.
Estas bolinhas começam bem pequenas e vocês vão percebendo que elas vão aumentando de tamanho e ficam bem grandes. Conforme a imagem que eu vou mostrar para vocês, ficam grandes na garganta, ficam grandes por todo o corpinho. A criança se mostra muito irritada, fica extremamente chorosa e o manejo não é muito bom, sobretudo quando vai alimentar.
Conforme anteriormente, a transmissão se dá pela saliva, pelas fezes e também pela respiração. Hoje, as crianças vão para a escolinha muito cedo. Caso a sua criança estiver indo para escolinha e vocês perceberem qualquer um desses sinais/sintomas, imediatamente suspenda a ida dessa criança para a escola. Comunique a diretoria dessa escola para observar como as outras crianças estão tendo algum outro sinal/sintoma semelhante e seguir realmente ou consultar o médico. E se tiver mais crianças da escolinha com o mesmo tipo de sinais e sintomas, realmente é importante que inclusive feche essa escola e acione a vigilância sanitária da sua cidade para fazer o germicida local. Porque muitas vezes acontece da criança estar contaminada, pegarmos objetos, brincar com aqueles objetos, esse vírus ele morre com muita dificuldade, fica ali nos objetos, fica sobre a superfície durante um bom período e toda criança que tocar naqueles objetos, que brincarem com os brinquedos, aquela criança brincou, volta a contaminar.
Mas como tratar a síndrome mão-pé-boca? Não tem tratamento específico em relação à doença mão-pé-boca, mas a primeira coisa que vocês precisam fazer é levar essa criança para o pediatra, para que ele venha fechar o diagnóstico. Ele vai ver a característica das lesões e vai sair falar para você se trata da doença mão-pé-boca.
Mas via de regra, ele está olhando tudo que você está dando para esta criança: um analgésico para melhorar as dores, um antitérmico para resolver a questão da febre. Aliás, eu vou deixar um card do vídeo que eu criei para ajudar a fazer diminuir a temperatura da criança.
Sobre os alimentos, como essa criança não está aceitando bem a alimentação, ela tem dentro da boquinha algumas bolinhas que vão doer, que vão arder, ela vai ter dificuldade inclusive de aceitar água. Aliás, sobre a água, essa criança precisa estar ingerindo bastante, não queremos complicações da doença mão-pé-boca, que é a questão da desidratação. Então, é importante estar dando bastante líquido para essa criança. Sobre alimentação, dá para ela: gelatina, sorvete, alimentos frios e alimentos pastosos para resolver essa questão da alimentação.
Não fiquem preocupados, essa doença passará rápido e a recuperação dela virá a acontecer naturalmente. E não existe outras formas, assim, para fazer sobre a pele da criança, não passe nenhum tipo de pomada, consulte sempre o médico da sua criança. Continue passando apenas os cremes e dê banho rotineiramente desse bebê após os banhos, que tudo vai dar certo.
Enfim, essa é mais uma doença que aparece em todas as estações. Papais e mamães, principalmente nesse período que estamos vivendo de pandemia, para que a criança não venha a ter outras agravantes, é preciso estar orientando e ajudando. Tá bom? Lembro a vocês: juntos, temos sempre os mais fortes.
Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo, pessoal.
Fonte: MÃO – PÉ – BOCA: TRATAMENTO/ DEIXA COM O PAPAI por Deixa com o papai

Marcações: