Pular para o conteúdo

Tratamento e Exercícios Domiciliares para Tendinite do Calcâneo


Tendinite do Tendão Calcâneo – Clínica Evitar

Tendinite do Tendão Calcâneo

Olá pessoal, agora na Clínica Evitar, nós entrevistamos outro integrante do corpo clínico, e vamos fazer uma série de vídeos sobre tratamentos. Começaremos hoje com a Tendinite do Tendão Calcâneo, antigamente chamado de Tendinite de Aquiles. Nesse vídeo, ele estará sendo composto de uma parte introdutória da patologia. Nós iremos fazer algumas abordagens que estamos fazendo durante o atendimento, e finalizaremos ensinando você a realizar um exercício para nos auxiliar no tratamento de forma simples. Se você vai fazer em casa, essa é uma boa oportunidade.

A Tendinite do Tendão Calcâneo está localizada entre o pé e o calcanhar. Essa estrutura toda é responsável pela propulsão no salto, e todo esse trabalho gera tensão no tendão. Por isso, é muito importante entender as causas da tendinite. Podemos pensar nas questões de distribuição de carga e a rua dessas missões de carga no piso. Alterações menores têm relação com até questões pessoais. Outra questão é a de tênis inadequados. Precisamos prestar muita atenção desde o tênis até o sapato. É importante até mesmo para a raiz preventiva.

Mas vamos agora fazer a abordagem do nosso tratamento para Tendinite de Calcâneo. Vamos escolher alguns itens que consideramos como importantes. São eles:

  • O laser
  • O ultrassom
  • A liberação miofascial instrumental
  • A massagem
  • Exercícios específicos

Basicamente, utilizamos o laser e o ultrassom para o controle do processo inflamatório. Além disso, a liberação miofascial é uma técnica entre o instrumento chamado gancho. Você vai poder trabalhar toda essa faixa muscular liberando e destruindo os módulos com os gatilhos dessa fase, fazendo com que a tensão dessa musculatura se torne mais normalizada. A massagem é uma técnica auxiliar do nosso trabalho de Fisioterapia, Podologia e Biomêcanica. Nós vamos estar colocando em formato de ida com esse Tendão Calcâneo para que nós possamos conseguir objetivar com relaxamento muscular. Temos também os nossos exercícios que nós vamos trabalhar. Escolhemos dois exercícios para trabalhar com vocês.

Nós vamos começar pela Parede. Para fazer esse exercício, você precisa fazer uma tarefa que admite atrás, abrindo a outra perna na frente. Apoie no chão, flexione a frente fazendo com que toda a perna lesionada ou não possa aplicar extensão. Esse exercício ajuda a alongar a musculatura. É importante repetir essa série de exercícios no mínimo três vezes ao dia. Para fazer isso, são necessários pelo menos três períodos diferentes do dia. Esse exercício beneficia a musculatura.

Nós também temos outra forma de alongamento que usa uma faixa em casa. Nós usamos uma toalha de banho ou de rosto para colocar em volta do pé, em cima do Tendão Calcâneo. É possível obter esse alongamento também no Tendão de Aquiles, mas se guarda para o último. Depois de 30 segundos, você pode trocar de perna. É importante repetir esse exercício três vezes em cada perna. Ressaltamos que, para que esse processo inflamatório tenha uma resolução mais rápida, é necessário fazer esses exercícios três vezes por dia, todos os dias.

Essa primeira fase de exercício é muito importante para a fase inicial do tratamento. Entretanto, é importante que você busque ajuda especializada. O tratamento ortopédico, traumatológico e desportivo é importante para que você possa ser tratado de forma adequada. Por isso, é necessário estimular a colaboração na fase inicial do tratamento.

A Clínica Evitar está sempre à disposição para ajudar e realizar tratamentos específicos. Utilizar esses exercícios pode ajudar no seu tratamento de forma simples e eficiente.

Fonte: TENDINITE DO CALCÂNEO – Tratamento e Exercícios Domiciliares por Reabilitar