Pular para o conteúdo

Tratamento do TOC com Técnicas da TCC

Olá! Meu nome é Lenny Gema e eu sou psicóloga. Este é mais um vídeo em que falo sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Nesta série de vídeos, já falei sobre algumas causas e tratamentos do TOC. Agora, vou apresentar algumas técnicas e ferramentas que a terapia cognitivo-comportamental oferece para ajudar o paciente a enfrentar suas obsessões e compulsões.

Uma das ferramentas é a técnica das duas alternativas. Por exemplo, uma pessoa com TOC de contaminação pode evitar usar meios de transporte público por causa do medo de se contaminar. O terapeuta pode apresentar duas teorias. A teoria A: você está realmente contaminado e precisa lavar as mãos várias vezes por dia. Isso pode ajudar a proteger as pessoas ao seu redor. Ou a teoria B: você é uma pessoa muito sensível e tem medo da possibilidade de estar contaminado. Nesse caso, esse medo pode estar prejudicando sua vida. Ao apresentar essas duas opções, o paciente pode ter uma perspectiva diferente de sua situação.

Outra técnica é a festa do incidente, na qual o paciente imagina o que aconteceria se não realizasse seu ritual. Isso permite que ele entenda que seus medos excessivos estão distorcendo a realidade. O cálculo das vantagens e desvantagens também pode ajudar o paciente a entender os prós e contras de fazer ou não fazer o ritual. Além disso, o exercício do tribunal pode ajudar o paciente a questionar seus próprios pensamentos e avaliar suas crenças.

Por fim, o terapeuta pode ajudar o paciente a criar um cartão de enfrentamento com frases e conclusões a serem lembradas quando se sentir ansioso.

A terapia cognitivo-comportamental é uma opção de tratamento com comprovação científica para o TOC. Cerca de 70% dos pacientes que fazem o tratamento relatam melhora significativa em seus sintomas, e metade deles conseguem eliminar as compulsões completamente. Então, se você ou alguém que você conhece sofre de TOC, saiba que há tratamento disponível. Não faz sentido continuar sofrendo por algo que pode ser tratado.

Obrigada por assistir! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até o próximo vídeo!

Fonte: Técnicas da TCC para o Tratamento do TOC (Parte 3) por Leila Sleiman