Pular para o conteúdo

Tratamento do Autismo sem recursos financeiros

Baixa renda e autismo: estratégias para conseguir um tratamento adequado para seus filhos

No vídeo de hoje, quero falar especificamente com aqueles que têm baixa renda e buscam estratégias para conseguir um tratamento adequado para seus filhos com autismo. Como mencionei em nosso último vídeo, a possibilidade de diagnóstico de transtorno do espectro autista é recente, e muitas pessoas ainda não sabem como lidar com crianças que apresentam autismo moderado. É importante discutirmos o assunto para que a sociedade, a comunidade médica e o governo estejam preparados para promover o tratamento adequado para as crianças.

Muitos pais relatam que têm dificuldades para encontrar o tratamento adequado para seus filhos em sistemas públicos de saúde ou escolas. Alguns profissionais não têm a habilidade ou conhecimento para lidar com esse tipo de caso. E muitas vezes, as crianças acabam recebendo tratamentos inadequados.

Por isso, eu conversei com um colega advogado, e ele me informou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disponibiliza advogados gratuitamente para dar assistência a pessoas de baixa renda em todos os estados. Eles podem ajudar as famílias a adquirir os direitos de tratamento da criança com autismo, assim como orientar sobre como iniciar um processo ou como negociar com convênios de saúde ou com o próprio estado.

Além disso, é importante que os pais continuem buscando o tratamento do filho em instituições próximas a eles e não desistam de buscar todas as possibilidades. Mesmo que enfrentem dificuldades como a má qualidade do atendimento, é importante que eles conversem com a direção da escola e lutem pelos direitos de seus filhos.

Outra dica que dou aos pais é que verifiquem se possuem o diagnóstico do filho em mãos. É preciso ter esse documento para buscar direitos na escola e em tratamentos. Também é importante buscar ongs e instituições que possam ajudar no desenvolvimento de crianças com autismo.

Por fim, é fundamental que falemos cada vez mais sobre o assunto e lutemos por programas específicos para a identificação de sinais precoces de autismo e para a estimulação dessas crianças. Compartilhe esse vídeo e ajude outras pessoas a terem acesso a essas informações.

Fonte: Autismo – SEM DINHEIRO para o Tratamento por Mayra Gaiato | Autismo e Desenvolvimento Infantil