Pular para o conteúdo

Tratamento de otite em cachorros: soluções simples e naturais para aliviar dor e inflamações.


Seu Cofre: Remédios caseiros para tratar a bursite em cães
Se o seu cão sofre de bursite, então você deve saber que existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar a infecção e fazer com que o animal se sinta mais aliviado. A bursite é uma das doenças mais comuns que afetam os cães, e ocorre porque essa parte do corpo é extremamente sensível.
É importante poder identificar se seu cão tem bursite ou não para poder ajudá-lo, já que o cãozinho acaba sofrendo muito por causa dessa doença. Para poder detectar esses problemas rapidamente e ajudar o seu pet o mais rápido possível, neste vídeo, mostraremos alguns remédios caseiros para tratar a bursite em cães que complementarão o tratamento indicado pelo seu veterinário.
Remédio caseiro com vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um ingrediente ideal para tratar infecções nos ouvidos do seu cachorro e pode ajudar a eliminar de uma vez por todas a bursite. O motivo é que um dos benefícios do vinagre de maçã são as suas propriedades desintoxicantes que conseguem eliminar toxinas e bactérias que tenham se acumulado no ouvido do cãozinho. Para fazer o remédio, misture um copo de água morna com a mesma quantidade de vinagre de maçã, e mexa bem. Em seguida, aplique dentro do ouvido do seu pet a mistura, e mexa bem para limpar o ouvido em profundidade e eliminar todas as bactérias. É importante enxaguar com água, porque o vinagre puro pode causar irritação ao seu cachorrinho.
Remédio caseiro com o chá de sálvia
O chá de sálvia também é um bom remédio caseiro para a bursite em cães, já que entre os seus múltiplos benefícios está suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que mantêm o corpo protegido perante vírus e doenças. É um dos produtos mais indicados para manter o corpo canino em bons níveis de saúde. Para fazer o remédio, faça uma infusão com o chá de sálvia e espere esfriar. Depois, coloque diretamente no ouvido do animal algumas gotinhas pequenas da infusão. Isso ajudará a reduzir a infecção e aliviar o incômodo e dor causados pela bursite.
Tratamento com óleos essenciais
Outra forma de tratar a bursite em cães é misturando óleos essenciais de lavanda com azeite de oliva extra virgem. Misture a mesma quantidade de ambos os produtos, por exemplo, se optar por duas colheres de sopa, utilize duas colheres de sopa de cada um. Em seguida, esquente em um recipiente para que as propriedades se misturem. Depois, deixe essa mistura esfriar bem, e aplique no ouvido externo do seu cachorro. Este remédio natural funcionará bem para o seu pet, já que ambos os óleos têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviarão a infecção no ouvido do animal. Leve em conta que, uma vez utilizada essa mistura, ela deverá ser jogada fora, e você deverá fazer uma nova mistura cada vez que utilize esse remédio.
Limpeza dos ouvidos do cão
Além de aplicar esses remédios caseiros, é importante limpar os ouvidos do seu cão para curar a sua bursite. Quando um cão tem bursite, é importante que a limpeza das orelhas seja feita semanalmente. Caso esteja saudável, é recomendável que a limpeza seja realizada duas vezes por mês, a cada 15 dias, para que o seu pet esteja bem protegido.
Para fazer a limpeza, é importante ter em conta algumas recomendações básicas, como:
– Nunca utilize um cotonete no ouvido do cão, já que a forma do ouvido dos cães é diferente da humana, e pode acabar causando lesão ao animal.
– Antes de usar qualquer produto de limpeza e desinfecção, é importante falar com o seu veterinário para que ele verifique se o seu cão não tem alergia na zona das orelhas, onde mais sujeira se acumula.
– Quando um cão tem bursite, é recomendável que ele não tome banho, pois a infecção pode se agravar.
Ao identificar a bursite em cachorros, é importante prestar atenção especial a essa zona e ter em conta que o excesso de pelos pode acumular sujeira. Assim, é recomendável aparar o canal auditivo do seu pet, além de secar bem as orelhinhas após cada banho.
Além disso, como mostramos antes, é importante manter uma boa rotina de limpeza dos ouvidos do seu cão. Dessa forma, ele estará bem protegido contra a bursite.
Fonte: Dicas de como tratar a otite em cachorros soluções simples e naturais,para dor e inflamações por kikinha arteira