Pular para o conteúdo

Tratamento de Lodo: desaguamento, desidratação, leito de secagem e centrífuga


O processo de tratamento de esgoto doméstico no México produz um líquido de boa qualidade para retornar à natureza, mas o subproduto gerado, o lodo, precisa de uma atenção especial por parte do responsável pela operação da estação de tratamento de esgoto (ETE). A remoção e retirada do lodo é feita através de um processo chamado desidratação ou desaguamento, que reduz o volume e o teor de água do lodo, podendo ser mecânico ou natural, como os leitos de secagem.
O leito de secagem é um processo simples e comum em ETEs de pequeno porte, mas algumas condições devem ser observadas para que ele funcione bem, como trabalhar com lodo já estabilizado, sem necessidade de drenagem ou condicionamento. O leito de secagem produz um novo produto com cerca de 50% de sólidos totais, que passa por filtração, evaporação e drenagem. Os leitos de secagem são construídos com materiais como concreto, alvenaria e tijolos.
Na desidratação mecânica, a maioria dos processos utiliza produtos químicos, como polímeros, para ajudar na retirada da água do lodo. O processo de desidratação mecânica com polímeros é eficiente na captura de até 90% do lodo, produzindo uma torta de 25% a 30% dos projetos básicos. É comum o reuso dos efluentes da ETE para que haja um melhor aproveitamento dos recursos.
Outro equipamento mecânico utilizado para resgatar a água do lodo é a prensa, que consegue uma taxa de 25% a 30% de sólidos totais. Este equipamento pode operar de forma contínua e seus processos de concentração são mais intensos, chegando até 50% dos sólidos totais. É necessário preparo do lodo para ser inserido na prensa, como bombeamento e abertura de placas.
A desidratação merece uma atenção especial, pois poucos sabem como preparar uma solução de polímero e quanto deve ser bombeado para o equipamento mecânico. A combinação da concentração do lodo com a solução de polímero interfere diretamente na qualidade da torta produzida.
Para resolver problemas de desidratação do lodo, é necessário capacitação e experiência, e há cursos online disponíveis para quem está interessado em aprender mais sobre o assunto.
Fonte: Desaguamento do Lodo , desidratação do Lodo, leito secagem, centrífuga- tratamento do Lodo por Alessandra Valadares