Pular para o conteúdo

Tratamento de Ginecomastia: Como reduzir o aumento das mamas masculinas?


É possível ter um crescimento das mamas masculinas. Essa alteração existe e tem o nome de ginecomastia. Neste vídeo, vamos explicar sobre esse assunto.
A ginecomastia é o aumento do crescimento das mamas nos homens. Esse aumento pode ser verdadeiro, causado pelo crescimento da glândula mamária, ou pseudoginecomastia, que normalmente ocorre devido à gordura e ao tecido adiposo. Nos casos de pseudoginecomastia, a gordura localizada normalmente se deposita também nas regiões da mama.
O tratamento dela depende do grau e normalmente precisa ser associado à lipoaspiração nas mamas, mas a verdadeira ginecomastia pode ter múltiplas causas, como o uso de anabolizantes, o uso de algumas drogas ilícitas, alterações hepáticas e a causa mais comum, que é a alteração hormonal. Essa alteração ocorre acima dos 60 anos ou entre os 13 e os 15 anos, que é normalmente a fase em que mais aparece, na puberdade.
Então, quando o paciente apresenta uma ginecomastia, ele precisa procurar um clínico geral para tratar a causa e, depois de ter resolvido o problema que gerou o crescimento, o cirurgião plástico vai corrigir aquela deformidade na mama. Ele vai devolver ao homem um novo contorno, que é o contorno mamário masculino e que tem que ser urgente à região torácica.
A ginecomastia envolve vários graus, graus leves até casos mais avançados. Isso depende do tamanho da mama e do que quer agir como ela vai englobar. Sua gordura, glândula e o excesso de pele. E, dependendo do grau da ginecomastia, o cirurgião plástico vai indicar uma técnica para corrigir essa alteração. Em graus leves, quando tem apenas aumento do volume, sem excesso de pele, sem flacidez, o cirurgião plástico vai precisar, na maioria das vezes, só remover aquele conteúdo que, na maioria dos casos, é a glândula mamária. E isso ele consegue realizar por uma incisão, um corte na transição entre ela e a pele, então vai ficar localizado na parte inferior da tela.
Em casos mais avançados, onde o conteúdo mamário é maior, tanto a glândula quanto a gordura e até o excesso de pele, o cirurgião plástico precisa realizar uma mamoplastia, uma cirurgia maior, para conseguir definir novamente esse contorno. Nesse caso, a cicatriz não vai envolver somente a região da aréola. Ela pode ficar estendida para a região do tórax ou ao lado dela, ou fazendo aquela cicatriz invertido, que é muito comum na mamoplastia feminina, no caso masculino. Como a maioria dos homens apresentam pelos nessa região, os pelos vão esconder a cicatriz, e ela vai ficar praticamente na parede.
O pós-operatório dessa cirurgia é relativamente tranquilo. Normalmente, o cirurgião plástico vai orientar o seu paciente a ficar por volta de duas a três semanas sem erguer os braços, para não ter nenhuma tensão na região da cicatriz. E essa cicatriz pode se tornar uma cicatriz inestética. O uso de uma malha cirúrgica é indicado nos primeiros 30 dias, justamente para conter o edema inchaço que essa cirurgia pode gerar, e para acomodar a pele novamente naquele tórax que vai ficar mais bem definido.
Essa cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Então, se você tem dúvidas sobre a ginecomastia, deixe seu comentário aqui neste vídeo. Curta esse vídeo e se inscreva no nosso canal. Até o próximo!
Fonte: GINECOMASTIA: Como tratar o aumento das mamas masculinas? por INSTITUTO MÉDICO CERVANTES