Pular para o conteúdo

Tratamento de Dislipidemia Avançada com Dr. Túlio Sperb – Reduza o Colesterol Ruim




Dislipidemia Avançada II



Dislipidemia Avançada II

Por Sperb


Olá pessoal, no vídeo de hoje vou falar sobre dislipidemia avançada II.

Esse é um assunto complexo, mas espero que os profissionais de saúde que estejam nos seguindo entendam bem sobre o assunto. Se você é leigo e está interessado, assista esse vídeo que pode te auxiliar a entender alguma coisa.

Já falei muito aqui sobre colesterol, dislipidemia e a relação com a saúde cardiovascular. Se você não viu os vídeos anteriores, dê uma olhada para ter um conhecimento básico.

Nesse vídeo vou falar sobre um processo mais complexo e complicado envolvendo oxidação, inflamação, glicação e o LDL Minus.

O colesterol e sua susceptibilidade à destruição

O LDL pequeno e denso, além do colesterol remanescente, são os mais suscetíveis a serem estragados. Lembrando que colesterol remanescente é a soma do VLDL com IDL e também alguns quilomícrons remanescentes.

O colesterol remanescente é um conceito muito forte hoje em dia, pois nos estudos anatômicos da placa de ateroma tem se visto cada vez mais que esses colesteróis são os que implicam na piora e progressão da placa de ateroma.

A oxidação do colesterol

O colesterol oxidado tem uma altíssima propensão à formação de placas de ateroma. Esse processo pode ocorrer durante o transporte sanguíneo do colesterol.

A glicação do colesterol

Quando um paciente é diabético e tem dislipidemia grave, isso predispõe à formação da placa de ateroma. Isso ocorre devido ao aumento da glicação desse colesterol, tornando-o altamente suscetível à destruição.

O LDL Minus

Esse é o LDL com carga elétrica negativa, que tem maior propensão à formação de placas de ateroma. Esse processo é estimulado por maus hábitos de vida, principalmente por um processo de acidificação do colesterol.

Para evitar a progressão da aterosclerose, é essencial combater a inflamação, oxidação e glicação. Existem estratégias de suplementos e mudanças de estilo de vida que podem ser direcionadas ao paciente para evitar esses processos de maneira efetiva, com comprovação clínica e estudos que mostram seus benefícios.

Espero que esse vídeo possa ter ajudado vocês a entender um pouco mais sobre esse assunto complexo. Não brinque com a sua saúde cardiovascular, busque informação e orientação com um profissional de saúde.


Fonte: Dislipidemia avançada [COLESTEROL RUIM] | Dr. Túlio Sperb por Dr.Túlio Sperb