Pular para o conteúdo

Tratamento de câncer de estômago na Clínica Soma: especialistas em oncologia.


Meu nome é Mauricio Personne, oncologista clínico aqui na Clínica Somade Florianópolis. Nós vamos falar hoje sobre câncer de estômago, endereçando os principais fatores de risco, tratamento de sintomas e o que o paciente deve saber após a cirurgia do câncer.
Em relação a fatores de risco, a gente sabe que o câncer de estômago é mais comum em homens do que em mulheres na população acima de 50 anos de idade. Alimentação rica em alimentos embutidos e conservados é um fator de risco importante, assim como também é o tabagismo, que deve ser evitado em qualquer idade. A infecção por helicobacter pylori, uma bactéria comum identificar nós nos copiar digestivas, também deve ser tratada, pois configuram os fatores de risco para desenvolvimento do câncer de estômago. Cirurgias prévias realizadas há mais de quinze ou vinte anos para us ser as meninas, cirurgias muito comuns naquela época, também configuram o fator de risco e devem atentar para a possibilidade do câncer de estômago.
Os sinais e sintomas que nos indicam a possível presença do câncer de estômago podem ser muito vagos, como um desconforto leve abdominal piorado muitas vezes com alimentação, passando por náuseas, vômitos, perda de peso. São sintomas comuns em outras situações, mas que devem sempre lembrar a possibilidade de câncer de estômago, principalmente na população de idade mais avançada.
O diagnóstico de câncer de estômago sempre deve envolver a realização de endoscopia digestiva alta, a visualização direta da lesão e biópsia, que deve ser encaminhada e que vai certamente confirmar o diagnóstico.
Após a biópsia, o tratamento deve ser planejado de acordo com o estadiamento. O seu médico vai realizar exames de tomografia e exame de laboratório e, a partir desses resultados, programar o tratamento mais adequado.
O tratamento do câncer de estômago envolve cirurgia associada com quimioterapia ou cirurgia associada com quimioterapia e radioterapia. Esses tratamentos são realizados de acordo com o estadiamento, com a indicação de cada caso. A recuperação pós-operatória depende de diversos fatores, principalmente o tipo de cirurgia sendo realizada e a condição clínica do paciente.
No pós-operatório, o paciente deve atentar principalmente para o tipo de alimentação, para que a perda de peso ocasionada pela cirurgia para redução do estômago não afete o seu tratamento. Manter alimentação saudável e regularidade nas consultas de seguimento com o cirurgião médico-oncologista são essenciais.
Muito obrigado por assistir esse vídeo. Meu nome é Mauricio Personne e você pode entrar em contato com a Clínica Somade para obter mais detalhes sobre o câncer de estômago.
Fonte: Câncer de estômago – Clínica Soma por Clínica Soma