Pular para o conteúdo

Tratamento de Blefarite: Saiba como tratar a inflamação das pálpebras

Você costuma fazer a limpeza dos seus filhos diariamente? Sabia que o acúmulo de gorduras nesta região da pálpebra ou mesmo maquiagens ou empresas podem fazer processos inflamatórios e infecciosos em nossos olhos? O vídeo de hoje é sobre a blefarite. Você sabe o que é? Antes de responder, inscreva-se e clique no sino, porque toda semana tem vídeos novos com assuntos muito importantes sobre a saúde dos seus olhos.

E afinal, o que é a blefarite? Blefarite é uma inflamação na base dos cílios na moda da pálpebra e ela forma como se fosse em cascas dos cílios. Sim, são pequenas casquinhas e crostas que são causadas pelo acúmulo de gordura e bactérias nessa região. Esse processo inflamatório é muito comum, eu posso dizer que todos os dias atendo algumas pessoas com blefarite. Ela costuma dar os sintomas de coceira nos olhos, olho vermelho, sensibilidade à luz, queda dos cílios e ainda pode causar o terçol ou mesmo o ceratite na córnea.

Como tratamento, passamos formas de colírios, mas o principal é a limpeza na base dos cílios e é isso que eu vou te mostrar hoje. Como é que se faz essa limpeza? Deve ser feita com uma gaze. Nesta gaze, você vai colocar ou certos produtos que já são próprios para a higiene dos cílios ou pode ser mesmo o xampu neutro. No caso do xampu, você deve colocar um pouquinho de xampu na mão, diluir somente com um pouquinho de água. Olhar a ponta da gaze e fazer a limpeza.

Para limpar, você deve estar na frente de um espelho. No caso dos cílios superiores, você deve fechar os olhos, tracionado com os filhos e com o movimento horizontal, esfregar bem arraes cílios. Não deve ser feito com muita força, mas também não muito suave. Lembre-se de que você tem cascas nos cílios e o excesso de oleosidade, e que você tem que realmente limpá-las, removê-las com a gaze. No caso dos cílios inferiores, a mesma coisa; traz idôneas entre a pálpebra para dar mais firmeza e aí, olhando no espelho, você vai fazer esse movimento horizontal limpando os cílios inferiores.

Essa limpeza é fundamental. Eu recomendo para todos os meus pacientes, pacientes com histórico de blefarite, históricos de terçol de repetição e para as mulheres que querem uma melhor maneira de retirar a maquiagem. Esta é a maneira mais indicada, porque os demaquilantes são muito valiosos. Então, produtos sem oleosidade como estes são muito mais saudáveis para seus olhos.

Agora você me responde, este vídeo contribuiu? Compartilhe esta mensagem para que mais pessoas possam ter acesso a essa informação. Um grande beijo e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau, Tchau!

Fonte: Blefarite – Como Tratar Blefarite por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista