Pular para o conteúdo

Tratamento da uretrite: Duração de 1 dia ou 1 semana?


E o que é melhor: tratar um corrimento uretral com uma dose de antibióticos ou estender esse tratamento por alguns dias? Por gentileza, meu nome é Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, você vai entender a diferença e qual é a melhor alternativa para tratar aquele corrimento uretral, seja tomando uma dose única de antibióticos ou estendendo o tratamento por alguns dias. Antes de continuar a assistir esse vídeo, inscreva-se no meu canal do YouTube “Toque de Urologista”, ative as notificações e não esqueça de compartilhar esse vídeo com amigos, colegas e conhecidos para que essa informação chegue ao maior número possível.
Ao tratarmos esse problema de corrimento uretral em homens, que é uma queixa bastante comum na prática urológica, nos deparamos com basicamente duas alternativas: a administração de uma dose única de antibióticos ou a possibilidade de tratamento por um período mais prolongado. Quando vamos discutir essa possibilidade de tratamento com o nosso paciente, é importante explicar as principais vantagens de cada método para que ele possa entender melhor e escolher a alternativa que melhor se adequa às suas necessidades e preferências, porque muitos pacientes se adaptam melhor a alternativa sugerida em cada caso. Independentemente disso, acontece que alguns pacientes têm preferência por manter o tratamento por mais alguns dias, enquanto outros pacientes preferem resolver isso de uma maneira mais prática através de uma tomada única desse medicamento.
Mas afinal, qual é a principal vantagem de fazer o uso, por exemplo, de uma tomada única ou de estender um pouco mais o tratamento? Na verdade, não existe uma vantagem tão grande assim, pois a efetividade desse tratamento é basicamente a mesma. O que difere nesses casos é a preferência do paciente e a responsabilidade e engajamento que ele vai ter para fazer com que esse tratamento seja finalizado. Na nossa prática, na grande maioria dos casos, sempre optamos por fazer esse tratamento em uma dose única, dado o fato de que a grande parte dos pacientes não retorna para uma consulta de retorno para que nós avaliemos a efetividade do nosso tratamento e tão pouco que nós consigamos verificar se aquele tratamento que foi administrado foi apropriado.
Quando você administra essa medicação outra medicação em dias mais prolongados, por 7 a 10 dias, o que acontece com a maioria das pessoas é que geralmente esses remédios têm que ser tomados duas vezes por dia nos primeiros dias. Seguindo rigorosamente a receita que o médico lhe deu, você toma os remédios na hora certa e acaba se preocupando com isso. Mas com o passar dos dias, o paciente observa que esse corrimento já não está mais acontecendo, o que acaba acontecendo lá pelo terceiro ou quarto dia. Como ele percebe que está melhorando, ele acaba esquecendo de tomar esses medicamentos e o tratamento nessas situações acaba ficando prejudicado, dado ao fato de que o paciente não respeita mais os horários recomendados. Em muitas situações, nem chega ao final do tratamento recomendado de 7 a 10 dias. Isso é bastante complicado em doenças sexualmente transmissíveis, pois se o paciente não tratar corretamente esse problema, ele vai espalhar essa infecção para suas parceiras sexuais.
Com base nisso, nós preferimos esse tipo de tratamento para aquele paciente que já vem há bastante tempo no nosso consultório e que já é nosso conhecido e que a gente sabe que é um paciente bastante engajado e que vamos ter certeza que ele vai concluir esse tratamento por completo.
Deixo aqui meu agradecimento a todos e inscrevam-se no meu canal do YouTube “Toque de Urologista”. Curtam e compartilhem esse vídeo. Se a informação for de relevância para vocês, deixem suas dúvidas, críticas, comentários e sugestões. Um forte abraço! Fique com Deus e até o nosso próximo vídeo!
Fonte: URETRITE: tratamento de 1 dia ou tratamento que dura 1 semana? por Toque de Urologista