Pular para o conteúdo

Tratamento da psoríase com imunobiológicos.

O que são imunobiológicos e como ajudam no tratamento da psoríase

Olá, meu nome é Luiz Porto e sou dermatologista. Hoje eu vou falar para vocês sobre o que são os imunobiológicos utilizados no tratamento da psoríase. Fique atento!

Os imunobiológicos nada mais são do que um tipo de medicamento feito em laboratórios, sintetizado especificamente para o tratamento de uma doença inflamatória, como por exemplo, a psoríase. Eles atuam dentro do processo inflamatório, atacando um local específico da cascata inflamatória que causa a psoríase. Como são medicações que atuam no sistema imunológico, antes de fazer este tratamento, é necessário fazer a atualização de todo o calendário vacinal do paciente e rastreio da doença tuberculose, seja em atividade ou a tuberculose latente. É também necessário excluir câncer de determinados tipos por precaução, bem como é necessário fazer um rastreio de sangue, exames do fígado, dois anos de rio-x de tórax, PP e entender todo o histórico de saúde do paciente. Dependendo da doença, as medicações poderiam ser contraindicadas.

Com relação aos imunobiológicos, existem dois grupos: o grupo de anti-TNF que ataca especificamente essa molécula de TNF. Cada um tem um tipo específico, com uma pequena peculiaridade que determina um remédio diferente do outro. Os remédios são etanercept,adalimumab e infliximab. São três medicações utilizadas há bastante tempo e com bastante segurança e ótimos resultados.

Existem também os anti-interleucinas. Dentro de toda a cascata inflamatória, existem substâncias que regulam esse processo inflamatório chamadas interleucinas. São as medicações que atuam sobre essas interleucinas que são chamadas de imunobiológicos ante-interleucinas. A primeira medicação liberada no Brasil desse grupo de anti-TNF foi o etanercept. A segunda liberada foi o secuquinumab e a terceira liberada foi o ustekinumab. A quarta liberada no Brasil pelo MS foi o guselkumab. São medicações também bastante seguras e que têm ótimos resultados.

Os estudos feitos com as medicações imunobiológicas têm trazido grande perspectiva no tratamento da psoríase. Este mundo de biológicos é utilizado principalmente nos casos graves de psoríase, seja na forma cutânea ou na forma articular nas juntas do corpo.

Em geral, temos todo um protocolo, inclusive existe um consenso brasileiro que determina como é feito o uso. Fazemos todo um organograma de acordo com esse consenso de tratamentos, que inclui medicação tópica e medicação sistêmica. Se o paciente não responder e o tratamento tem uma forma muito grave, estamos bem respaldados cientificamente para entrar com as medicações chamadas imunobiológicos que vieram para revolucionar o tratamento da psoríase. Agora, com a determinação da Conitec, foram incorporados ao SUS no ano de 2018.

Então, esta foi a dica de hoje! Curtiu o vídeo? Inscreva-se no canal!

Fonte: Psoríase- tratamento com imunobiológicos por DR LUIZ PÔRTO DERMATOLOGISTA