Pular para o conteúdo

Tratamento da doença mão-pé-boca recomendado pelo farmacêutico


Hoje, no grupo, alguém perguntou sobre a doença de mão pé e boca e o que pode ser passado para o paciente. Nesses casos, não existe nenhum medicamento para curar a doença, pois não tem tratamento para curá-la e matar o vírus que está causando a infecção. Na verdade, o que é feito é resolver os sintomas que o paciente está tendo por meio de tratamento paliativo.
É importante destacar que a prescrição será baseada na indicação para os sintomas, já que nem todo mundo apresenta os mesmos sintomas. No caso da doença de mão pé e boca, por exemplo, é comum que o paciente apresente inflamação, então é possível indicar um analgésico ou pomada para aliviar as feridas.
Quando se fala em doenças virais, é sempre necessário tratar os sintomas. Em casos de gastroenterite, em que o paciente apresenta diarreia e vômito, é importante tratar esses sintomas para aliviar o desconforto. É comum receber perguntas sobre o que indicar para sintomas de gripe, tosse, sinusite e outras condições similares. Nesses casos, não é possível indicar um tratamento que vá curar a condição, mas sim medicamentos que auxiliem a pessoa a solucionar os sintomas.
A Nistatina solução, por exemplo, é um antifúngico que não vai funcionar para casos de doença de mão pé e boca, que é viral. Quando se trata de feridinhas, pode haver um crescimento bacteriano, então é possível indicar antibióticos tópicos como o Nebacetim para tratar a condição. Já no caso de sapinho, que é provocado por fungos, a Nistatina solução é uma boa opção para auxiliar no tratamento.
É importante lembrar que cada paciente é único e pode apresentar diferentes sintomas, então é necessário analisar cada caso individualmente e prescrever medicamentos que possam ser paliativos em relação aos sintomas apresentados pelo paciente.
Fonte: O que o farmacêutico indica para doença de mão pé boca? por Sarah Faria – Mentora Farma