Pular para o conteúdo

Tratamento da Apneia do Sono Sem CPAP: Dicas e Alternativas


Olá!
Se você quer saber como tratar apneia do sono sem utilizar o CPAP, fique até o final do vídeo que iremos contar.
Hoje, eu, Dr. Willian Rezende do Carmo, médico neurologista fundador da Clínica Regenerate, falo sobre ideologia geral, Parkinson, sono, emoções e toda semana temos um amigo no qual trazemos as últimas novidades do mundo da tecnologia. Se quiser receber novos vídeos, inscreva-se no canal e clique no sininho para ter uma notificação de cada vídeo novo.
Para tratar a apneia do sono, primeiro temos que falar sobre o que é. Apneia do sono é quando uma pessoa pausa a respiração, ela para de respirar por 10 segundos ou mais. Essa pausa pode ser tanto do cérebro que não manda sinal para o tórax respirar, como pode ser uma obstrução da via aérea. Tipicamente, a pessoa está deitada, a língua cai, obstrui a passagem de ar e não consegue fazer o ar entrar no pulmão. Isso é a definição de apneia do sono, mais de 10 segundos sem respirar, e isso é um problema quando isso acontece mais de cinco vezes por hora todas as noites.
O tratamento clássico da apneia do sono é o CPAP, mas muitas vezes o paciente não quer, para estar com você, é possível isso desde que a apneia seja leve ou moderada. Para apneia grave, o tratamento indicado mesmo é o CPAP, mas para tratamento de apneia leve e moderada é possível tratar sem o uso do CPAP.
Qual é a primeira opção que nós fazemos? O uso do aparelho intraoral. O aparelho intraoral é como se fosse uma placa igual placa de dentes que os dentistas fazem para a pessoa ou para não ficar mordendo durante a noite. Só que em vez de pôr só em cima, a pessoa põe em cima e embaixo e uma placa conectada com a boca. Ela faz assim pela mandíbula, ela puxa o queixo um pouquinho para frente, a pessoa fica assim (mostra com as mãos) e o fato dela puxar a mandíbula para frente faz com que venha a língua e abre a garganta toda e isso ajuda a pessoa a respirar durante a noite. Isso acaba tratando a apneia do sono. É lógico que a pessoa não vai por a placa e já ficar na primeira noite assim, né? Ela põe e o dentista vai chegando para frente vagarinho até que o corpo e a musculatura acostumem em ficar de noite com a mandíbula um pouco mais para frente. Isso abre a via aérea.
Além do uso do aparelho intraoral, é possível utilizar a fonoterapia. A fonoterapia é feita por um fonoaudiólogo, que é profissional da fala, da deglutição, da língua e da garganta. Esse profissional tem terapêuticas, exercícios para língua, para o palato, para garganta, que são músculos, para que esses músculos fiquem mais firmes, mais rígidos, mais consistentes e não fiquem tão flácidos ao ponto de colabarem ou cair quando a pessoa deitar. Então, a pessoa vai fazer malhação, maromba, com a musculatura da garganta, da língua, do palato, de toda musculatura que está envolvida na parte posterior da faringe. E pode fazer isso através de exercícios, como também de eletroterapia. Dá para fazer estímulos elétricos que estimulam a musculatura contra e solta, contra e solta, e assim ficar mais forte, igual tinha aquele aparelho da feiticeira que colocava e ficava com outra aparência no músculo do abdômen. Esse não é feitiçaria, é tecnologia. É possível utilizar eletrodos para a musculatura da língua, da faringe, para fortalecer esses músculos para que eles não relaxem tanto e não caiam durante a noite e assim reia a apneia normalmente.
Eu uso o aparelho intraoral e mais fonoterapia com eletroterapia. Além disso, é possível ter medicamento. Medicamento sozinho e não resolve nada, mas o medicamento como o Stavigile, que é o Modafinil, ele melhora o nível de alerta da pessoa ao longo do dia e como melhora, aumenta o estímulo simpático, um simpático que mantém os músculos mais rígidos, mais tensos. Ele abre mais a musculatura da garganta e melhora um pouquinho a apneia do sono ao longo da noite. Um pouquinho mais tomando aparelho, fazendo fonoterapia e Modafinil durante o dia. Não tem que tomar à noite, é durante o dia. Tem benefício à noite e já consegue ter uma melhora bem legal da apneia do sono.
Você, que tem apneia do sono, conhece alguém que tem apneia do sono, especialmente alguém tem e não quer usar o CPAP? Escreva nos nossos comentários, qual é a sua percepção, qual é seu problema, como você lidou com a apneia do sono? Vamos curtir esse problema!
Além do aparelho intraoral, da fonoterapia, do medicamento, é de fundamental importância o paciente perder peso. Que a perda de peso, a pessoa perde massa no pescoço, que em vez da pessoa ter o pescoço gordão, tronco do que na hora que deita, aquela massa toda vai preencher a via aérea. É mais um pescoço mais fininho, com menos massa, que vai para o lavar menos durante a noite. A perda de peso melhora muitos roncos e melhora muito a apneia.
Além disso, tem a terapia posicional. Porque quando a pessoa dorme de barriga para cima, a língua tem maior tendência, pela própria gravidade, em cair para trás e se a pessoa dorme de barriga para cima é mais fácil a pessoa ter apenas o soluço. Esse caso no exame da pessoa da parte sonografia mostra que as apneias da pessoa são fundamentalmente quando ela está de barriga para cima. É só fazer uma foto a pessoa não pode mais deitar de barriga para cima. Seja colocar uma bolinha de tênis amarrada nas costas da pessoa, porque toda vez que é virado de costa, a bolinha vai incomodar a pessoa vai virar de lado, ou tem o positivo The Voice. É uma coisa de chinês, né? Ele é tipo uma coisa que parece uma sanfona que você põe debaixo da pessoa. Toda vez que a pessoa virar e deitar de barriga para cima, o negócio infla e faz a pessoa deitar gelado, fica um tanquinho lá gerigonça chinesa rolando. A pessoa toda vez que ela deitar de barriga para cima no teto isso de um lado e faz a pessoa rolar para uma posição de decúbito lateral. E assim a pessoa não deita de barriga para cima e diminui em muito a chance de ronco.
Também vale muito mudar os hábitos. Se a pessoa muda os atos dela, especialmente o consumo de álcool antes de dormir, o consumo de relaxantes musculares, o medicamento que relaxa a musculatura, também diminui o risco de ter apneia do sono durante a noite. Por último, é possível fazer cirurgia, mas a cirurgia que realmente funciona para tratar apneia é uma cirurgia agressiva, cirurgia onde a pessoa corta e fratura os ossos da maxila e da mandíbula e chega tudo para frente. E prende com hastes de titânio a maxila e a mandíbula toda mais para frente. É uma cirurgia de prognatismo, você leva a mandíbula para frente, e muitas vezes a maxila também. Assim, vem maxilar-mandíbula, que vira um conjunto toda. A língua abre, a faringe e a pessoa consegue respirar.
Se você já tem problema de apneia do sono ou conhece alguém, escreva nos nossos comentários. Se gostou do nosso vídeo, dê aquele like e assista outros vídeos do nosso canal sobre o tema. Compartilhe pois conhecimento, quanto mais compartilhado, melhor para todos! Abraço até!
Fonte: Apneia do Sono – Como Tratar a Apneia do Sono Sem o CPAP por Regenerati – Dr. Willian Rezende

Marcações: