Pular para o conteúdo

Tratamento com Ustequinumabe para Inflamação Intestinal


Olá, meu nome é Richard Magalhães e trabalho aqui no Centro de Referência de Crohn e Colite. Hoje, gostaria de conversar com os senhores sobre a medicação chamada Ustequinumabe, cujo nome comercial é Estelar.
Esta medicação tem um mecanismo de ação bastante específico, diferente dos Anti-TNFs como Infecção Adalimumabe e diferente dos das Antes Integrinas como o Vedolizumab. O Estelar bloqueia um momento da cascata inflamatória do processo inflamatório, gerando bloqueio de vários marcadores inflamatórios, o que diminui a reação a nível da mucosa intestinal, diminuindo as lesões tanto da retocolite quanto da doença de Crohn.
E agora, a novidade que eu gostaria de compartilhar com os senhores é que tínhamos até então trabalhos do Estelar na doença de Crohn que foram bastante significativos com a efetividade bastante grande nos pacientes que apresentam doença de Crohn. Entretanto, os últimos trabalhos trazem a novidade de que o Estelar é efetivo também na reta politi, e já disse a novidade que ele é um corinthians seletivo, tornando-se mais uma alternativa para os nossos pacientes no controle desta doença.
Ao mesmo tempo que o Ustequinumabe é bastante eficaz no tratamento da doença, ele também é uma droga segura. Recentemente, num grande congresso americano, o Estelar foi colocado no topo da pirâmide de segurança, junto com Vedolizumab, mostrando que, além de eficaz, ela é uma droga que traz poucos efeitos adversos. O risco de infecções é mínimo, e o risco do desenvolvimento de neoplasias também é mínimo. É bastante segurança para os nossos pacientes.
A forma de administração do Ustequinumabe começa com uma forma endovenosa na primeira dose, e o paciente tem que fazer um centro de infusão na veia. As doses subsequentes são utilizadas na forma subcutânea, podendo o paciente usar a cada 12 semanas ou a cada 8 semanas, o que traz muito conforto para os nossos pacientes. Imagine, os senhores, o senhor pode usar uma primeira dose endovenosa e, depois de uma única dose subcutânea, a cada 8 ou 12 semanas, tendo a possibilidade de um controle bastante adequado tanto da doença de Crohn quanto da retocolite ulcerativa.
Com isso, é muito importante que todo médico que trabalha com doença intestinal inflamatória esteja bastante familiarizado com o uso do Estelar, uma nova alternativa tanto para doença de Crohn quanto para retocolite ulcerativa.
Muito obrigado.
Fonte: Ustequinumabe para Doença Inflamatória Intestinal por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo