Pular para o conteúdo

Tratamento cirúrgico da artrose no joelho.

Tratamento e diagnóstico da artrose

Olá pessoal, sou Drew Nardes, médico ortopedista especialista em joelho e médico e fisiologista do esporte. Hoje vamos falar sobre o tratamento e diagnóstico da artrose.

Com relação ao tratamento cirúrgico, podemos dividir entre técnicas minimamente invasivas e técnicas invasivas tradicionais.

Técnicas minimamente invasivas

Entre as técnicas minimamente invasivas, podemos citar a artroscopia do joelho, que é quando colocamos uma câmera dentro do joelho para observar como é que aquele tecido inflamatório está gerando uma reação inflamatória. Fazemos uma limpeza e, se possível, tiramos aquela quantidade de bicos de papagaio.

Outra técnica minimamente invasiva é a subcondroplastia. Ela é utilizada para artrose em estágios iniciais, principalmente para aquelas monoartroses ou monocompartimentares. São pacientes que perderam o menisco, por exemplo, em alguma cirurgia prévia e que têm edema ósseo. Essa técnica consiste basicamente em colocar uma espécie de cimento biológico naquela região onde tem um edema ósseo e, na grande maioria das vezes, melhora bastante a dor e acaba evitando que o paciente evolua com uma cirurgia maior.

Técnicas invasivas tradicionais

A cirurgia tradicional é indicada para pacientes mais jovens, que são mais ativos e que têm artrose monocompartimental ou compartimento interno/compartimento externo acometidos e geraram um certo grau de deformidade.

Em muitos casos, será necessário fazer uma prótese total de joelho para pacientes que já estão no estágio mais avançado da doença. A prótese é indicada para aqueles estágios finais, aquele paciente que já fez todo o tratamento que não teve bom resultado.

É muito importante lembrar que, independente da idade, o nível de dor é o principal indicativo de que a prótese é necessária.

Esportes e artrose

Espaços aeróbicos como corrida e natação são atividades que fazem com que o nosso corpo previna algumas doenças, como pressão alta, infarto, aumento do colesterol e até doenças graves como câncer. Por isso, preconizamos que a maioria dos pacientes faça no mínimo de 120 a 150 minutos de alguma atividade física aeróbica ou moderada, para que a gente melhore a qualidade de vida do paciente.

Quando a pessoa tem artrose no joelho, é comum que ela perca um pouco da capacidade de exercício, sendo necessário que a pessoa faça uma série de exercícios para manter o joelho sempre ativo. Se a artrose está nos estágios finais e o paciente não consegue andar, está na hora de resolver, geralmente de maneira cirúrgica.

Muito obrigado pessoal. Continuem seguindo minhas redes sociais e assistindo aos vídeos aqui no canal.

Fonte: Cirurgia para ARTROSE NO JOELHO por Dr. Adriano Leonardi