Pular para o conteúdo

Tratamento Caseiro para Gengivite: Como tratar gengiva inflamada, inchada e sangrando em casa.

Oi, tudo bem com você? Seja bem-vindo(a) ao mais um vídeo aqui do canal!

Hoje mais uma vez eu não estou no lugar onde estou gravando, então a qualidade desse vídeo pode não ficar muito boa, mas o que importa é essa troca de informações, esse bate-papo que eu volto com você, né?

No último vídeo que eu trouxe aqui no YouTube, eu falei sobre a relação da cárie, gengivite e periodontite com a placa bacteriana. Mas nesse vídeo aqui, eu vou focar mais na gengivite e no tratamento para essa condição.

Sobre o tratamento para gengivite, como vamos ver mais para frente, pode ser feito em casa. Mas, antes disso, eu queria falar um pouquinho sobre o que é a gengivite, porque não tem como tratar algo que tu não conhece, né?

Então, a gengivite é uma inflamação inicial da gengiva que vai acontecer por causa de bactérias que vão ficar entre o dente e o tecido. Essas bactérias vão causar uma inflamação na gengiva que vai se manifestar a partir daqueles sintomas que você já conhece bem: a gengiva vai ficar avermelhada, inchada e vai sangrar por qualquer coisinha. Mas, por estar relacionada com a presença de bactérias, tudo o que você precisa fazer para tratar a gengivite é simplesmente remover essas bactérias.

Isso pode ser feito sim com uma melhor escovação, uso do fio dental e enxaguante bucal. Então, eu sei que eu já estou cansado de ouvir “escove melhor os dentes” e tudo mais, e isso é meio chato, né? Mas pessoal, o tratamento é simples assim. Você não precisa esfregar bicarbonato no dente ou usar receitas caseiras, é que você vem no YouTube. Então, eu recomendo que você preste mais atenção para sua escovação: escova pelo menos três vezes por dia, quando acorda, depois do almoço e antes de dormir. Use o fio dental pelo menos uma vez por dia, principalmente depois do almoço, para remover comidas fibrosas como carne e frango do meio dos dentes. Eu também recomendo o uso do enxaguante bucal pelo menos duas vezes ao dia, uma vez ao acordar e outra antes de dormir, porque ele vai te ajudar a controlar bactérias patogênicas que vão favorecer o aparecimento e a progressão da gengivite.

Além disso, um outro ponto muito importante é que a gengivite pode ser generalizada, ou seja, pode ocorrer praticamente em toda a boca, ou pode ser localizada, o tipo mais comum de gengivite, que vai ocorrer somente em áreas que o paciente esquece de higienizar. Muitas vezes, o paciente tem um dente lá atrás que ele esquece de passar o fio dental. Isso vai favorecer o aparecimento da gengivite somente naquele lugar.

Então, assim, ela já fosse tem a sua visão ampla como um todo de toda sua boca, para você não esquecer de avisar nenhuma região. E lembrando que se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para periodontitis, que daí vai trazer o amolecimento dental, a perda do dente e tudo mais.

Mas então, por hoje é isso. A principal mensagem deste vídeo aqui é que a gengivite, a inflamação gengival, pode ser tratada em casa. Não precisa de nenhum método especial para isso. Se tiver qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Muito obrigado por ter comprado até aqui. Te vejo na próxima. Tchau, tchau!

Fonte: Descubra Como Tratar Gengivite em Casa – Gengiva Inflamada, Inchada e Sangrando – Tratamento Caseiro por Arriba Dentista