Pular para o conteúdo

Transtorno esquizoafetivo: sintomas, causas e tratamento

Transtorno esquizoafetivo é um transtorno mental descrito há muito tempo, que consiste em uma mistura de sintomas de esquizofrenia e transtorno bipolar. Na esquizofrenia, há sintomas como delírios, alucinações, desorganização do comportamento, entre outros. Já no transtorno bipolar, há sintomas de depressão e de mania.

O transtorno esquizoafetivo é caracterizado principalmente pela presença de sintomas psicóticos (delírios, alucinações) acompanhados de sintomas de humor (depressão ou mania) ao longo do tempo, mesmo quando a pessoa não está em uma fase depressiva ou de euforia. A evolução do transtorno é crônica e a pessoa precisa se tratar de forma contínua com medicamentos estabilizadores de humor e antipsicóticos.

É importante destacar que o transtorno esquizoafetivo é diferente da esquizofrenia e do transtorno bipolar, embora tenha alguns sintomas semelhantes. A pessoa que apresenta sintomas de esquizofrenia e de transtorno bipolar ao mesmo tempo precisa ser avaliada cuidadosamente para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

Se você suspeita que tem transtorno esquizoafetivo, é fundamental procurar ajuda médica especializada para uma avaliação completa e um tratamento adequado.

Fonte: O que é Transtorno Esquizoafetivo? por Daniel Martins de Barros