Pular para o conteúdo

Transtorno Bipolar: Fatores que Agravam | Parte 1 | Dicas do Dr. Eduardo Adnet, Psiquiatra.

O que piora o Transtorno Bipolar?

No caso do Transtorno Bipolar, existem alguns aspectos que podem piorar a doença, fazendo com que a pessoa tenha mais dificuldades em se controlar e em lidar com seus sentimentos e pensamentos. O primeiro aspecto que vamos falar é a falta de sono.

Para que o nosso organismo funcione bem, é importante que durmamos pelo menos oito horas por noite, pois é durante o sono que ocorrem diversos processos regenerativos, tanto no corpo quanto no cérebro. No caso do Transtorno Bipolar, a falta de sono pode enfraquecer os mecanismos de controle e de defesa do cérebro, o que pode desencadear episódios hipomaníacos, maníacos ou depressivos.

Outro fator que pode piorar a Bipolaridade é a irritabilidade, explosividade e inquietação. As pessoas com Transtorno Bipolar tendem a ter um pensamento acelerado, o que pode dificultar o processo de adormecimento. A falta de sono, por sua vez, gera uma exaustão mental que pode enfraquecer ainda mais a capacidade de defesa e de controle sobre os próprios pensamentos e sentimentos.

Embora cada pessoa seja única e tenha respostas diferentes às situações, é importante estar atento a esses fatores que podem influenciar negativamente a Bipolaridade. Se você é portador de Transtorno Bipolar, é importante que você tenha uma rotina de sono saudável e que procure ajuda profissional para lidar com as demandas emocionais que a doença pode trazer.

Esse é o primeiro vídeo de uma minissérie que abordará outros fatores que podem piorar a Bipolaridade. Se inscreva no canal para não perder os próximos vídeos!

Fonte: O QUE PIORA O TRANSTORNO BIPOLAR | Parte 1 | Dr Eduardo Adnet. Psiquiatra. por Dr Eduardo Adnet